Prefeitura de Mauá, na Grande SP, decreta estado de emergência após fortes chuvas
Chuva derruba muro em Mauá — Foto: Reprodução
A Prefeitura de Mauá, na Grande São Paulo, decretou estado de emergência nesta quarta-feira (22) depois de fortes chuvas atingirem o município, o que elevou o perigo em áreas de risco.
Segundo a prefeitura, até o momento, já choveu 140% a mais do que o previsto para fevereiro pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pela Defesa Civil do Estado de São Paulo (o esperado era 284 mm para os 28 dias do mês, e o registrado até esta quarta foi de 685 mm).
Na terça (21), três pessoas ficaram feridas e uma morreu em decorrência de um desmoronamento do muro de proteção de uma garagem de ônibus.
Em comunicado, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) afirmou ter entrado em contato com os governos estadual e federal e solicitado recursos para recuperação e reconstrução de áreas afetadas.
A gestão municipal informou ainda que mobilizou uma força-tarefa para o mapeamento das famílias que vivem em “risco iminente” para a remoção imediata de suas casas, pois há previsão de mais chuvas para os próximos dias. Além disso, a administração afirmou que irá acelerar o processo de implantação de sirenes para alerta de chuvas em áreas de risco.
Também deve ser encaminhado à Câmara Municipal, em caráter de urgência, um projeto de lei que aumenta o valor do Auxílio Emergencial Financeiro para pessoas afetadas por desastres naturais. Ele passaria dos atuais R$ 300 para R$ 500.
A prefeitura orienta que, em caso de emergência, sejam acionados a Defesa Civil (199), o Corpo de Bombeiros (193) ou o Samu (192).
O que você está lendo é [Prefeitura de Mauá, na Grande SP, decreta estado de emergência após fortes chuvas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments