Polícia da Irlanda do Norte prende suspeitos de tentar matar policial

Policiais irlandeses durante coletiva de imprensa em 23 de fevereiro de 2023 — Foto: REUTERS 1 de 3 Policiais irlandeses durante coletiva de imprensa em 23 de fevereiro de 2023 — Foto: REUTERS

Policiais irlandeses durante coletiva de imprensa em 23 de fevereiro de 2023 — Foto: REUTERS

A polícia da Irlanda do Norte prendeu três homens suspeitos de ter relação com a tentativa de assassinato de um policial sênior baleado na frente de seu filho na cidade de Omagh, na noite de quarta-feira (23).

A polícia suspeita que o crime tenha sido executado pelo grupo militante nacionalista irlandês Novo IRA.

O inspetor-chefe John Caldwell foi baleado várias vezes por dois homens enquanto guardava bolas de futebol em seu carro após terminar um treinamento com um time de futebol sub-15. Ele foi submetido a uma cirurgia durante a noite e, agora, está em estado crítico de saúde.

Investigadores forenses analisam cena de tentativa de assassinato na Irlanda do Norte — Foto: Liam McBurney/PA via AP 2 de 3 Investigadores forenses analisam cena de tentativa de assassinato na Irlanda do Norte — Foto: Liam McBurney/PA via AP

Investigadores forenses analisam cena de tentativa de assassinato na Irlanda do Norte — Foto: Liam McBurney/PA via AP

A Irlanda do Norte passou por três décadas de violência sectária envolvendo o IRA. Em 1998, houve um acordo de paz que, em grande medida, encerrou esse capítulo da história. No entanto, esporadicamente ainda há ataques, e policiais costumam ser alvos de grupos dissidentes de militantes nacionalistas irlandeses que se opõem ao domínio britânico na região.

Os três homens presos sob a Lei do Terrorismo têm 38, 45 e 47 anos, e estão sendo interrogados.

Viatura policial é vista com a tampa do porta-malas aberta em rua da Irlanda do Norte — Foto: Oliver McVeigh/PA via AP 3 de 3 Viatura policial é vista com a tampa do porta-malas aberta em rua da Irlanda do Norte — Foto: Oliver McVeigh/PA via AP

Viatura policial é vista com a tampa do porta-malas aberta em rua da Irlanda do Norte — Foto: Oliver McVeigh/PA via AP

O Novo IRA já alvejou a polícia antes e foi responsável pelo assassinato da jornalista Lyra McKee, em 2023.

A ameaça de grupos domésticos foi reduzida de "severa" para "substancial", o que significa que um ataque ainda é provável, de acordo com uma avaliação independente do serviço de espionagem doméstico MI5. McEwan disse que a polícia continua analisando o nível de ameaça.

A última vez que um policial foi baleado na Irlanda do Norte foi em 2017. O último policial a ser morto, o policial Ronan Kerr, foi alvo de uma bomba que explodiu sob seu carro do lado de fora de sua casa em Omagh.

O que você está lendo é [Polícia da Irlanda do Norte prende suspeitos de tentar matar policial].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...