Pescadores alertam para grande mortandade de peixes na Baía de Guanabara; ambientalistas dizem que poluição na água aumentou
Uma enorme quantidade de peixes voltou a aparecer mortos na Baía de Guanabara, na Ilha do Governador, Região Metropolitana do Rio, nos últimos dias. Pescadores registraram as cenas que atingiram o Centro, a Ilha do Governador e outras ilhas. Segundo eles, as mortes começaram na última quarta-feira (22).
Os especialistas afirmam que a causa da morte dos animais é pelo aumento da poluição na água.
Márcio é um dos pescadores que flagrou a quantidade de peixes mortos na água. Depois de uma madrugada inteira de pesca, ele sequer conseguiu encher o isopor pela metade.
“É peixe morto e a gente sobrevive disso. Isso atrapalha muito a gente que é pescador, cada vez mais lixo, a gente quer pegar um peixinho bom não consegue. Essa poluição está acabando com a gente”, lamenta ele.
1 de 1 Pescadores alertam para nova mortandade de peixes na Baía de Guanabara — Foto: Reprodução/TV GloboPescadores alertam para nova mortandade de peixes na Baía de Guanabara — Foto: Reprodução/TV Globo
O fundador do movimento Baía Viva reclama da quantidade de dejetos que o mar recebe.
“Estamos diante de mais uma mortandade de peixes. Quando chove, as condições ambientais pioram, mas o fato concreto é que a Baía de Guanabara está sendo sacrificada. Ela recebe por dia 90 toneladas de lixo plástico e 18 mil litros de esgoto por segundo”, reclama Sérgio Ricardo.
“Eu lamento que não haja um monitoramento efetivo de fontes de poluição, só investigam quando há mortandade, mas a lógica é prevenção para que não aconteça isso”, completa ele.
O que você está lendo é [Pescadores alertam para grande mortandade de peixes na Baía de Guanabara; ambientalistas dizem que poluição na água aumentou].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments