Senador convocou por ‘zap’ visita de comissão aos Yanomami no carnaval, menos de 12 horas antes da viagem

Foi com esta mensagem, enviada por "zap" (WhatsApp) pela secretária da Comissão Temporária Yanomami no Senado, que Chico Rodrigues (PSB-RR) “convocou” os integrantes do grupo, do qual ele é presidente, a fazer uma visita ao território dos indígenas em Roraima.

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Telegram

O recado foi enviado às 19:24 do dia 19 – domingo de carnaval –, e o voo estava programado para sair de Brasília rumo à Terra Indígena pouco mais de 12 horas depois. Rodrigues foi o único integrante da comissão a visitar o território na ocasião, acompanhado de um assessor parlamentar.

Mensagem por WhatsApp 'convocando' visita de senadores à Terra Indígena Yanomami — Foto: Reprodução 1 de 2 Mensagem por WhatsApp 'convocando' visita de senadores à Terra Indígena Yanomami — Foto: Reprodução

Mensagem por WhatsApp 'convocando' visita de senadores à Terra Indígena Yanomami — Foto: Reprodução

A destinatária da mensagem era a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), vice-presidente da comissão; naquele dia, ela estava em seu estado de origem, o Maranhão. Outro integrante do colegiado, Humberto Costa (PT-PE), sequer foi informado sobre a visita. Nesta sexta (24), Eliziane e Costa encaminharam ofício a Rodrigues pedindo explicações sobre a viagem. O mesmo foi feito pelo Ministério Público Federal em Roraima na terça (21).

💥️LEIA TAMBÉM:

Senador Chico Rodrigues no polo de saúde em Surucucu, na Terra Indígena Yanomami — Foto: Júnior Hekurari Yanomami/Divulgação 2 de 2 Senador Chico Rodrigues no polo de saúde em Surucucu, na Terra Indígena Yanomami — Foto: Júnior Hekurari Yanomami/Divulgação

Senador Chico Rodrigues no polo de saúde em Surucucu, na Terra Indígena Yanomami — Foto: Júnior Hekurari Yanomami/Divulgação

Os indígenas –que criticaram a presença de Rodrigues, abertamente pró-garimpo, na comissão– também foram pegos de surpresa. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, contou: “Até achamos que eram pacientes chegando, mas fomos surpreendidos porque era o senador Chico Rodrigues. Conversamos com ele, falando que era um constrangimento muito grande para nós recebermos ele aqui, e o convidamos a se retirar do polo de saúde de Surucucu”.

Chico Rodrigues é presidente da comissão externa aberta no Senado para acompanhar a crise humanitária na Terra Yanomami, onde vivem cerca de 30 mil indígenas. Ele foi até a região na segunda-feira (20), durante o Carnaval, sem a companhia dos demais integrantes da comissão.

Além dos integrantes da comissão, a visita foi criticada também por associações indígenas dos Yanomami e pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que disse que o senador não comunicou previamente a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) ou aos indígenas sobre sua ida ao território.

A disputa pelos três cargos-chave da comissão do Senado para investigar a situação dos Yanomami, instalada na quarta-feira (15), gerou embate entre governistas e os senadores de Roraima, que queriam ocupar todas as posições. Rodrigues, Mecias de Jesus (Republicanos) e Hiran Gonçalves (PP) já fizeram falas em defesa do garimpo e são alinhados ao ex-presidente Bolsonaro.

O que você está lendo é [Senador convocou por ‘zap’ visita de comissão aos Yanomami no carnaval, menos de 12 horas antes da viagem].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...