Assessor de Biden para o clima discute combate ao desmatamento com senadores

John Kerry em imagem de 2022 — Foto: Sedat Suna/ EPA-EFE/ REX/ Shutterstock 1 de 1 John Kerry em imagem de 2022 — Foto: Sedat Suna/ EPA-EFE/ REX/ Shutterstock

John Kerry em imagem de 2022 — Foto: Sedat Suna/ EPA-EFE/ REX/ Shutterstock

O assessor de Joe Biden para o Clima, John Kerry, se reuniu nesta terça-feira (28) com parlamentares para discutir o combate ao desmatamento no Brasil.

A reunião ocorreu no Senado. Entre os participantes estavam os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS), Tereza Cristina (PP-MS), Espiridião Amin (PP-SC), Izalci Lucas (PSDB-DF) e Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

Também participaram os deputados Zé Silva (Solidariedade-MG) e Zé Vitor (PL-MG), além de representantes do Ministério das Relações Exteriores e da delegação dos Estados Unidos.

"Com certeza nós saímos com uma esperança muito grande no sentido de verificar a intenção de um país como os Estados Unidos de contribuir para que essa questão de desmatamento possa ser coisa do passado e que a visão e o foco no reflorestamento possa ser cada vez mais otimizada", afirmou o senador Nelsinho Trad.

"Eu penso que a principal função que nós tivemos aqui, os parlamentares que participaram, foi demonstrar, cada um de sua região diferente do Brasil, esse foco e essa necessidade de que se faça investimentos para que a gente possa realmente virar essa página de desmatamento, de garimpo ilegal, de crise do povo Yanomami, de extração ilegal de madeira e por aí vai", completou o senador.

Segundo a embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a visita de Kerry ao país tem como objetivo discutir dois assuntos centrais: questões climáticas e combate ao desmatamento. A previsão é que Kerry tenha uma série de reuniões com autoridades brasileiras ainda nesta terça.

No início do mês, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou interesse em colaborar financeiramente com o Fundo Amazônia. A previsão é que o repasse do governo americano ao Fundo Amazônia será de US$ 50 milhões (R$ 270 milhões).

John Kerry chegou ao Brasil na madrugada de domingo (26). Nesta segunda-feira (27), o representante dos EUA se reuniu com diversas autoridades, entre elas, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

Nesta terça-feira (27), além dos parlamentares, Kerry também se reúne com a ministra de Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O que você está lendo é [Assessor de Biden para o clima discute combate ao desmatamento com senadores].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...