Praia da Reserva e Prainha perdem selo de bandeira azul por atraso na entrega da documentação

Apenas uma praia da Região Metropolitana tem o selo de bandeira azul, que indica uma boa gestão ecológica e tem importância econômica e turística, atualmente. A💥️ Praia do Sossego, em Niterói, na Região Metropolitana ainda é possui a bandeira azul hasteada na areia.

A💥️ Praia da Reserva e a 💥️Prainha, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, já tiveram a marca, mas perderam por atrasos na entrega da documentação. A Praia da Reserva também não cumpre dois requisitos: falta de acessibilidade e banheiros públicos.

“Não tem acessibilidade, pessoal que tem deficiência tem dificuldade para acessar a praia, a não ser que tenha ajuda, a gente gosta de ajudar para acessar a praia aí”, relata o militar Átila Moreira.

Prainha quer retomar o selo de bandeira azul — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 2 Prainha quer retomar o selo de bandeira azul — Foto: Reprodução/TV Globo

Prainha quer retomar o selo de bandeira azul — Foto: Reprodução/TV Globo

Os moradores e surfistas estão lutando para reconquistar a bandeira.

"Significou um retrocesso enorme, mas estamos lutando para retomar a bandeira azul", afirma o presidente da associação de surfistas da Prainha.

A praia fica movimentada durante os fins de semana, mas nos outros dias parece um deserto. Os turistas dizem que é um paraíso carioca.

“Tá uma maravilha, essa brisa, a água clara, a água limpa, o típico dia de verão maravilhoso para o turista e pro próprio carioca, que ama desfrutar com tranquilidade a praia”, diz o geógrafo marinho Eduardo Bulhões.

Praia da Reserva perde bandeira azul — Foto: Reprodução/TV Globo 2 de 2 Praia da Reserva perde bandeira azul — Foto: Reprodução/TV Globo

Praia da Reserva perde bandeira azul — Foto: Reprodução/TV Globo

Na temporada de verão de 2023 para 2023, o trecho da praia da Reserva entre os postos 13 e 15 foi classificado com a bandeira azul. Para ter o selo, é preciso atender a 34 pré-requisitos.

“A qualidade ambiental depende de um número grande, são 34 critérios específicos sobre a praia que devem ser atingidos para ela ganhar essa premiação essa certificação”, explica o geógrafo marinho.

O empresário Marton é dono de um quiosque há mais de 30 anos na Praia da Reserva e conta que a vendas eram muito melhores quando a praia tinha o selo.

“Depois que perdeu a bandeira a venda deu uma caída bem drástica mesmo. Principalmente os estrangeiros, a pessoa que vem de fora sabe da bandeira. Como perdi o movimento eu tive que mandar funcionário embora porque aqui a gente tem uma despesa grande”, conta o empresário Marton Mascaro.

A certificação tem uma importância econômica muito relevante, muitos países só incluem praias com bandeira azul nas sugestões de roteiros de viagens, o que ajuda a movimentar as praias. Atualmente somente quatro praias possuem a certificação no estado do Rio:

A bandeira azul vale por um ano. 💥️O prazo para entrega da documentação é 15 de maio, e em junho um júri nacional vai definir as praias candidatas do Brasil. O resultado final sai em outubro e, a partir de novembro, as bandeiras começam a ser hasteadas. Essa é uma esperança das praias recuperarem seus selos.

"O povo tem que saber que não pode ficar jogando lixo na areia, poluindo a praia, a bandeira azul puxa por isso", diz um morador da região.

“Que a gente possa ter uma praia de alta qualidade... e tão saudáveis como essas”, reforça o geógrafo.

A prefeitura do Rio afirma que dessa vez fez as inscrições de quatro praias para a bandeira azul. Além disso, durante o ano ações de educação ambiental serão realizadas para garantir o selo. Segundo a prefeitura, três eventos foram feitos na Prainha e um na Praia da Reserva.

O que você está lendo é [Praia da Reserva e Prainha perdem selo de bandeira azul por atraso na entrega da documentação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...