Queda de menino de janela no Rio: especialistas dão dicas para evitar acidentes do tipo com crianças

Hallan Luis Silva Ramos, de 7 anos, morreu ao cair do prédio que morava no Andaraí — Foto: Reprodução 1 de 2 Hallan Luis Silva Ramos, de 7 anos, morreu ao cair do prédio que morava no Andaraí — Foto: Reprodução

Hallan Luis Silva Ramos, de 7 anos, morreu ao cair do prédio que morava no Andaraí — Foto: Reprodução

O triste caso do menino 💥️Hallan Luiz Silva Ramos Ventura, de 7 anos, que caiu de uma altura de 20 metros no dia 20 de fevereiro ao tentar passar de uma janela para outra no apartamento onde morava, no Rio, acendeu um alerta para pais e responsáveis que querem evitar esse tipo e acidente.

De acordo com dados da 💥️Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Anualmente, são cerca de 3,6 mil óbitos e 111 mil crianças hospitalizadas por motivos como afogamentos, quedas e queimaduras ocorridos na residência ou entorno.

O g1 ouviu pediatras sobre o assunto para entender se toda casa, mesmo as que tem um andar, precisa de proteção e como colocá-la em prática.

A pediatra 💥️Isabella Ballalai, que é membro do Comitê de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ), diz que a primeira coisa a se fazer em uma casa que tem crianças é colocar 💥️telas de proteção em todas as janelas. E não é qualquer tela. Tem que ser uma estrutura profissional que de fato vede a passagem e aguente o peso de um corpo, por exemplo, se o pior acontecer.

Prédio de onde o menino Hallan caiu no Andaraí, na Zona Norte do Rio: janelas sem tela — Foto: Cristina Boeckel/ g1 2 de 2 Prédio de onde o menino Hallan caiu no Andaraí, na Zona Norte do Rio: janelas sem tela — Foto: Cristina Boeckel/ g1

Prédio de onde o menino Hallan caiu no Andaraí, na Zona Norte do Rio: janelas sem tela — Foto: Cristina Boeckel/ g1

Ela lembra ainda que o mesmo cuidado deve ser observado em escolas e estabelecimentos que cuidam de crianças e adolescentes.

“Janelas e escadas de escolas também devem ser teladas ou protegidas com grades para evitar acidentes, assim como casas que têm adolescentes que venham a ter alteração de comportamento”, diz.

Já o pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria 💥️Paulo Roberto Alves Lopes destaca ainda que acidentes com crianças de até 2 anos tendem a ser mais graves por causa da desproporcionalidade que existe entre a cabeça e o corpo.

O pediatra e médico sanitarista do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ, 💥️Daniel Becker, endossa o discurso da prevenção e destaca além das redes de proteção, o 💥️uso de portinhas de segurança em escadas ou outros locais que possam representar perigo.

Daniel destaca ainda algumas situações que podem parecer inocentes para quem tem criança em casa, mas são focos de acidentes.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulga uma lista de acidentes mais comuns entre crianças.
💥️No manual de orientação para a prevenção de acidentes da entidade (2019 – 2023, último triênio disponível), as quedas ocupam as seguintes posições nos acidentes de acordo com as idades:

💥️Veja dicas de como prevenir acidentes da SBP:

O que você está lendo é [Queda de menino de janela no Rio: especialistas dão dicas para evitar acidentes do tipo com crianças].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...