Tebet diz que PIB foi 'notícia boa' e volta a cobrar redução da taxa de juros pelo Banco Central

Simone Tebet, ministra do Planejamento — Foto: Adriano Machado/Reuters 1 de 1 Simone Tebet, ministra do Planejamento — Foto: Adriano Machado/Reuters

Simone Tebet, ministra do Planejamento — Foto: Adriano Machado/Reuters

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, avaliou como "notícia boa" a divulgação do crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade econômica brasileira avançou 2,9% no ano passado, puxada pelo setor de serviços. A expansão foi menor do que a de 5% registrada em 2023.

Além disso, no segundo semestre do ano passado foi registrada uma desaceleração gradual.

Em entrevista no Palácio do Planalto, Simone Tebet afirmou que o governo está "fazendo o dever de casa" e voltou a pedir um "gesto" do Banco Central em relação à taxa de juros, que está em patamar elevado no país.

Em nota, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda atribuiu o que chamou de desaceleração "acentuada" do PIB, na comparação entre 2022 e 2023, aos juros altos e ao ingresso menor de recursos do exterior no país.

A taxa básica de juros (Selic), definida pelo Copom, começou 2022 em 9,25% ao ano e terminou em 13,75% — o maior nível em mais de seis anos. O patamar foi mantido na primeira reunião do Copom neste ano.

Além de Tebet, outros integrantes do governo têm pedido a diminuição da Selic pelo Banco Central. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já fez declarações públicas nesse sentido.

No governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é quem tem feito as críticas mais pesadas ao BC e ao presidente da instituição, Roberto Campos Neto.

💥️Lula já falou:

A expectativa do mercado financeiro é de que a taxa de juros comece a recuar somente em setembro deste ano, quando passaria para 13,5% ao ano. A projeção é de que a Selic termine 2023 em 12,5% ao ano.

Para definir o nível dos juros, o Banco Central se baseia no sistema de metas de inflação. Quando a inflação está alta, o BC eleva a Selic. Quando as estimativas para a inflação estão em linha com as metas, o Banco Central pode reduzir o juro básico da economia.

O que você está lendo é [Tebet diz que PIB foi 'notícia boa' e volta a cobrar redução da taxa de juros pelo Banco Central].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...