Prefeitura do Rio já registrou 50 casos de vandalismo nos ônibus novos do BRT
Em menos de três meses, a Prefeitura do Rio de Janeiro registrou pelo menos 💥️50 casos de vandalismo contra os novos ônibus do BRT. Um desses ataques foi na quarta-feira (1º), quando 110 coletivos zero-quilômetro foram entregues.
“Desde que começamos a introduzir a nova frota, em dezembro, tivemos mais de 50 casos de vandalismo, entre grafitar o ônibus e arrancar bancos ou retrovisor. É um prejuízo para o patrimônio público. Todos os ônibus foram comprados com o dinheiro dos nossos impostos”, afirmou a secretária municipal de Transportes, 💥️Maína Celidônio.
Os primeiros 80 amarelinhos foram entregues em dezembro, e outros 110, nesta semana.
1 de 1 Novos ônibus do BRT na Estação Madureira — Foto: Reprodução/TV GloboNovos ônibus do BRT na Estação Madureira — Foto: Reprodução/TV Globo
A chegada dos 110 ônibus ao Transcarioca ajudou o sistema todo, uma vez que 120 ônibus azuis (do modelo antigo) que rodavam naquele corredor foram transferidos para o BRT Transoeste, a mais problemática das três linhas ativas — muito por causa da má qualidade do asfalto das calhas e pelas estações subdimensionadas.
Mas no Transcarioca já há melhorias visíveis. “A gente aumentou em mais de 💥️40% a frota e já teve uma redução de mais ou menos metade dos intervalos. Eram 💥️15, 20 minutos de espera, agora estamos com 💥️7 minutos, 6 minutos aqui na Transcarioca”, detalhou a secretária.
Ainda segundo Maína, com esses novos 110 ônibus é possível que cada coletivo tenha 💥️90% de lotação mesmo no horário de pico. “Os ônibus não estão lotados, eles estão indo com as pessoas confortavelmente. A gente fez esse cálculo para sobrar ônibus para dar muito conforto para as pessoas”, explicou.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) tem postado nas redes sociais flagrantes de vandalismo — e faz questão de mostrar os autores.
“Eu tenho feito uma coisa que às vezes as pessoas condenam, que é expor a cara desses delinquentes que danificam a cidade. Até brincam: ‘Vamos deixar esses caras famosos?’ Mas a gente precisa de conscientização cidadã, não tem como colocar um fiscal para cada pessoa da cidade que esteja querendo cometer delito, então isso vale para os ônibus, vale para praça, vale para o espaço público. Mas é difícil. Temos 4 mil ônibus pela cidade”, disse, em entrevista ao Bom Dia Rio da quarta-feira.
Em um desses casos, um passageiro impede o fechamento da porta, como se estivesse segurando para alguém. O motorista primeiro alertou pelo alto-falante que não partiria enquanto a porta não fosse liberada.
O homem desobedeceu, e o condutor se levantou e foi até ele, que passou a ameaçá-lo. O vândalo acaba desembarcando, mas, na saída, soca o retrovisor, que trinca.
“A gente está com um efetivo maior do BRT Seguro exatamente para as pessoas serem levadas à Justiça porque estão destruindo”, ressaltou Maína.
O que você está lendo é [Prefeitura do Rio já registrou 50 casos de vandalismo nos ônibus novos do BRT].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments