Agentes civis do Segurança Presente dizem que estão sem contrato e salário de janeiro
Agentes do programa Segurança Presente denunciaram que estão sem contrato e sem receber os salários de janeiro. Eles não sabem quando vão receber o dinheiro.
Os agentes do programa complementam a segurança nas ruas de trinta e duas localidades na capital, em Niterói e na Baixada Fluminense.
"Nosso contrato foi encerrado e estamos desde 31 de janeiro trabalhando sem nenhum contrato. Estamos há um mês trabalhando de graça", contou um dos agentes ouvidos pelo RJ1.
O último pagamento foi em dezembro, quando os agentes receberam dois salários adiantados.
"Houve um desconto de quase R$ 1 mil. Isso acaba fazendo falta no decorrer dos meses. Eles dizem que tudo será resolvido, mas até agora nada", disse um outro agente.
Os problemas teriam começado, segundo os agentes, em agosto de 2023, quando a administração dos contratos passou da Secretaria de Governo do Estado para a Uerj.
Depois disso, os agentes civis passaram a ser chamados de extensionistas, e nunca mais tiveram um dia certo do mês para receber o pagamento. Os agentes civis também reclamam da falta de benefícios.
"Você trabalha do lado de um policial armado e você não ganha (adicional de) periculosidade, diz que você não tem direito", lamentou.
Esses agentes alegam que, quando procuram o governo e a própria Uerj, recebem a mesma resposta: não há informações sobre os pagamentos e contratos.
A Uerj informou que o segurança presente é um programa da Secretaria de Governo Do Estado e que a universidade apenas forneceu capacitação acadêmica aos agentes.
Segundo a Uerj, também foram depositadas as bolsas relativas ao mês de janeiro deste ano, quando se encerrou a parceria acadêmica nos moldes do ano anterior.
Sobre a capacitação pela universidade para o ano de 2023, a Uerj disse que a secretaria de governo ainda não confirmou a continuidade da parceria.
O que você está lendo é [Agentes civis do Segurança Presente dizem que estão sem contrato e salário de janeiro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments