Instituição Fiscal Independente estima economia de R$ 630 bi com reforma da Previdência
A estimativa do IFI é que, no próximo ano, a reforma terá um impacto fiscal total de 8 bilhões de reais (Imagem: Reuters/Jorge Silva)
A 💥️Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão ligado ao 💥️Senado Federal, estimou que a reforma previdenciária aprovada pelo 💥️Congresso nesta semana vai gerar uma economia de 630 bilhões de reais às contas públicas em dez anos, número mais modesto do que os 800 bilhões de reais projetados pelo 💥️governo do presidente 💥️Jair Bolsonaro.
Em relatório, a instituição avaliou que o impacto ainda assim é “significativo” e ponderou que as discrepâncias entre as projeções não representam erro de nenhum dos lados, mas refletem diferenças de modelagem e premissas e também a própria incerteza envolvida em uma estimativa do tipo.
“A reforma tem capacidade, nesse sentido, de conter o crescimento do gasto previdenciário e ajudar a estabilizar a situação fiscal do país”, afirmou o IFI ao estimar que as despesas com o regime geral da Previdência vão se estabilizar em 9,4% do PIB em 2029.
O IFI já estimava que o texto original encaminhado pelo governo para a reforma teria um impacto inferior (995 bilhões de reais) do que o projetado oficialmente (1,2 trilhão de reais).
Com a desidratação da proposta durante a tramitação, a economia projetada sofreu redução.
O maior impacto, estimado agora em 523 bilhões de reais, virá na aposentadoria por idade, a partir, principalmente, da adoção da imposição de uma idade mínima para a aposentadoria, de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.
A estimativa do IFI é que, no próximo ano, a reforma terá um impacto fiscal total de 8 bilhões de reais. A economia vai aumentando gradualmente a cada ano, acumulando o impacto de 630 bilhões de reais em dez anos.
O que você está lendo é [Instituição Fiscal Independente estima economia de R$ 630 bi com reforma da Previdência].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments