Defesa do Consumidor debate liberação de novos agrotóxicos
Segundo dados citados pelo parlamentar, no Brasil, são permitidos resíduos de atrazina 20 vezes maiores que na UE (Imagem: REUTERS/Juan Carlos Ulate)
A Comissão de Defesa do Consumidor quer ouvir nesta quarta-feira (30) os ministros da Saúde, 💥️Luiz Henrique Mandetta; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 💥️Tereza Cristina, sobre a liberação de novos 💥️agrotóxicos. O debate atende a requerimento dos deputados Ivan Valente (PSol-SP) e Felipe Carreras (PSB-PE).
O deputado Ivan Valente explica que o País dos quase 300 agrotóxicos liberados, cerca de 43% são considerados tóxicos ou altamente tóxicos. O parlamentar acrescenta que os limites de resíduos destes produtos na água demonstram o abismo existente entre a legislação brasileira e a europeia.
Segundo dados citados pelo parlamentar, no Brasil, são permitidos resíduos de atrazina 20 vezes maiores que na UE, no caso do herbicida 2,4 — D, os limites europeus são 300 vezes mais rígidos. No caso do Glifosato, o agrotóxico mais vendido no Brasil, a legislação nacional permite um resíduo 5 mil vezes maior do que o tolerado no bloco europeu.
“É certo que esse governo não tem demonstrado nenhuma preocupação à forma como o Brasil é visto pela comunidade internacional, no entanto, cabe a esse parlamento não permitir que se continue com essa insana política de liberação de veneno que, além dos produtos alimentícios, contamina a terra, a água e coloca em risco a saúde do povo brasileiro”, afirma.
A reunião será realizada às 14h30, no plenário 8.
O que você está lendo é [Defesa do Consumidor debate liberação de novos agrotóxicos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments