Governo avalia possível fusão de Infraero, Valec e EPL

Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas

“Uma fusão seria muito rápida por que o governo é o acionista comum”, disse o ministro (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O 💥️ministro da Infraestrutura, 💥️Tarcísio de Freitas, disse nesta segunda-feira que o governo federal estuda uma possível fusão das estatais Infraero, 💥️Valec e Empresa de Planejamento e Logística (EPL), nas quais vê sobreposição de papéis. O negócio poderia ser posteriormente privatizado.

“Um estudo vai levar de 6 meses ou 8 meses”, disse ele. “Uma fusão seria muito rápida por que o governo é o acionista comum. “A fusão de fato é provável que seja até o fim de 2023. O estudo vai mostrar se há geração de valor”.

O ministro revelou também o desejo de mudar o comando da Valec, estatal responsável por construção e manutenção de ferrovias e negou que haja uma disputa no governo sobre o tema.

“Não há desentendimento algum e quero dar à Valec um direcionamento mais pró-mercado”, declarou Freitas. “Estou pegando um cara que foi executivo da Samsung, esteve na Coreia, na Gafisa (Rafael Castello) e hoje está no BNDES e tem condições dar uma outra dinâmica à Valec”, finalizou.

Investimentos

A onda de instabilidade que vem dominando países da 💥️América Latina não vai afugentar investidores do 💥️Brasil, que manterá sua agenda de privatizações e concessões, disse Freitas.

Segundo ele, os investidores globais mantêm o interesse pelo Brasil por entenderem que o país tem instituições fortes e bom ambiente de negócios.

No domingo, o presidente da Bolívia 💥️Evo Morales renunciou ao cargo após 14 anos no poder, após uma onda de protestos que questionavam o resultado de uma eleição vencida por ele. A Organização dos Estados Americanos (OEA) indicou ter havido irregularidades no pleito. Há dias, 💥️uma onda de protestos eclodiu no Chile, por conta de problemas sociais no país.

“Isso não terá efeito. O Brasil é um país muito resiliente, com instituições que amadureceram muito e a gente consegue mostrar para o investidor estrangeiro que construímos um bom e amigável ambiente de negócios”, disse Freitas.

O que você está lendo é [Governo avalia possível fusão de Infraero, Valec e EPL].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...