O que esperar dos mercados de Petróleo em 2023

Donald Trump

O presidente dos EUA anunciou, na véspera do ano-novo cordo comercial preliminar entre Washington e Pequim e que seria concluído em duas semanas (Imagem: Unsplash/@historyhd)

Antes mesmo das primeiras negociações do 

WTI Semanal

💥️Mesmo assim o 

Brent Semanal

💥️Mais boato do que fato até agora no acordo comercial

Apesar de toda a histeria gerada pela resolução da Fase 1, é preciso lembrar que esse acordo já estava sendo gestado havia bastante tempo. Os preços do 

No início de outubro, Trump alimentou a expectativa de que estava perto de assinar um acordo com Pequim (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)

Só os preços do 

Os dados divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística da China revelaram que houve uma significativa melhora na lucratividade da indústria em novembro, cujos lucros combinados aumentaram 5,4% na comparação anual. Trata-se de uma drástica mudança em relação à queda anualizada de 9,9% registrada em outubro.

Essa recuperação se deu graças à melhora na produção industrial e nas vendas de varejo na China em novembro, respaldando a noção de uma ampla retomada econômica. Cabe destacar que essa melhora ocorreu antes da notícia de dezembro sobre a primeira fase do acordo comercial com os EUA.

As refinarias chinesas também processaram 

O rali do 

Segundo o colunista Barani Krishnan, a Opep+ pode enfrentar dificuldades para elevar os preços do 

💥️Não se pode descartar uma retomada da produção de shale oil nos EUA

“A principal razão para essa redução de 24% no número de sondas em operação nos EUA foi a incerteza quanto ao preço em meados do ano passado”, declarou John Kilduff, sócio fundador do hedge fund de energia Again Capital, em Nova York.

WTI acima de US$ 60 é extremamente lucrativo para o shale oil americano”.

A previsão é que a oferta petrolífera fora da Opep, sob a liderança do shale oil norte-americano, cresça 2,1 milhões de bpd em 2023, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), com sede em Paris.

💥️Demanda mundial pode ser 900.000 bpd mais baixa

A demanda mundial de 

💥️Tensões mundiais podem dar uma mãozinha aos touros

Mas os touros do petróleo ainda podem ter uma última cartada a seu favor: as tensões geopolíticas.

As forças armadas dos EUA realizaram ataques aéreos contra o grupo miliciano Kataib Hezbollah, apoiado pelo Irã, no fim de semana. Furiosos com esses ataques, manifestantes invadiram a embaixada norte-americana em Bagdá, na quarta-feira, mas se retiraram de lá depois que os EUA enviaram mais tropas.

“Uma série de fatores de risco geopolíticos pode dar suporte ao petróleo”, afirmou Phil Flynn, analista do Price Futures, de Chicago, que geralmente aposta na alta do petróleo.

O que você está lendo é [O que esperar dos mercados de Petróleo em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...