As 5 maiores do S&P 500 estão cada vez mais dominantes
Segundo o colunista Marink Martins, as empresas vem se aproveitando de um ambiente de taxas de juros baixíssimas para se alavancarem (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)
Ao invés de investir em produção/expansão, utilizam os recursos captados para recomprar suas próprias ações. Temos aí “financial engineering” na veia! Isso tem um limite!!!
Entramos em um mundo onde o investidor, se sentindo empoderado e amparado por uma espécie de garantia emitida pelos próprios bancos centrais, não quer mais saber de fundos ativos.
Tim, você é o cara! A Apple deriva 20% de sua receita das vendas na China. Do jeito que tá, vai ficar ruim para você e pra mim também. Como sua empresa tem um nível de alavancagem muito baixo, julgo que seria uma boa você tirar proveito dos juros baixos, levantar recursos via dívida, e utilizá-los para recomprar suas ações.
Assim, você me faz um grande favor ao manter a principal ação norte-americana em uma crescente. Isso vai me ajudar muito em minha campanha de reeleição.
Em contra-partida, vou fazer de tudo para conversar com o meu camarada Xi para eliminarmos aquelas tarifas agendadas para entrar em vigor no dia 15/12, que, convenhamos, só irá trazer malefícios ao mundo.
O que você está lendo é [As 5 maiores do S&P 500 estão cada vez mais dominantes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments