Melhor resultado em 5 anos: setor de serviços fecha 2023 com crescimento de 1%
Entre as atividades de informação e comunicação, a que mais influenciou o resultado positivo do ano foi o de portais e provedores de conteúdo (Imagem: Pixabay/Free-Photos)
O volume de 💥️serviços aumentou 1% em 2023, interrompendo uma sequência de quatro anos sem resultados positivos: 2015 (-3,6%), 2016 (-5,0%), 2017 (-2,8%) e 2018 (0%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (13) pelo 💥️IBGE. O crescimento foi puxado principalmente pelo setor de informação e comunicação, que acumulou alta de 3,3% no ano.
“Em 2018 nós tivemos uma estabilidade e agora temos uma volta ao campo positivo, lembrando que entre 2015 e 2017 tivemos uma perda acumulada de 11%, então essa alta é importante, mas ainda está longe de alcançar o melhor 💥️resultado no setor de serviços”, avalia o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
Entre as atividades de informação e comunicação, a que mais influenciou o resultado positivo do ano foi o de portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na 💥️internet.
“Essa atividade inclui, por exemplo, as ferramentas de busca. Esse crescimento é justificado também pela forma em que essas multinacionais fazem propaganda nas mídias sociais, o que reflete no aumento da receita”, explica Lobo.
O gerente da pesquisa ainda evidencia que a atividade é um destaque também por apresentar um histórico de ganho de receitas, independentemente de crise no setor de prestação de serviços.
💥️Confira os números do setor de serviços do Brasil:
“Uma atividade que esteve em queda no período foi o de transporte rodoviária de cargas, devido à queda de 1,1% do setor industrial, que influencia bastante essa atividade”, explica.
Outro destaque positivo foram serviços de locação de automóveis, que podem ser influenciados tanto pela mudança de comportamento do 💥️consumidor, que opta por não ter carro, quanto pelo 💥️aumento de motoristas de aplicativo, que alugam o veículo para trabalhar.
💥️Volume de serviços cai 0,4% em dezembro
Regionalmente, 16 das 27 unidades da federação acompanharam a variação negativa observada no Brasil na passagem de novembro para dezembro (Imagem: Pixabay)
Já na passagem de novembro para dezembro, o volume de serviços variou -0,4%, a segunda queda consecutiva do setor.
Três das cinco atividades investigadas apresentaram taxas negativas, com destaque para o setor de transportes e correio (-1,5%), pressionado principalmente pelo setor de transporte terrestre (-3,7%). Os outros recuos foram dos setores de serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,3%) e de serviços prestados às famílias (-1,3%).
Outros serviços (3,4%) tiveram o resultado positivo mais expressivo, acumulando um crescimento de 5,6% nos últimos dois meses, enquanto os serviços de informação e comunicação (0,4%) recuperaram quase toda a queda observada no mês anterior (-0,6%).
Regionalmente, 16 das 27 unidades da federação acompanharam a variação negativa observada no Brasil na passagem de novembro para dezembro. Minas Gerais (-2,1%), Distrito Federal (-2,7%), Mato Grosso (-5,6%), Paraná (-1,3%) e Bahia (-2,3%) estão entre os locais que apontaram resultados negativos nesse mês. Já os principais resultados positivos vieram de São Paulo (0,4%) e Rio de Janeiro (0,7%).
O que você está lendo é [Melhor resultado em 5 anos: setor de serviços fecha 2023 com crescimento de 1%].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments