Reformas estruturais são primeiro componente para 2023 forte, diz Waldery
Waldery disse ainda que, neste cenário, os cálculos do governo levarão em conta novas projeções para os preços de commodities, como o petróleo (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)
O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, afirmou que o primeiro componente para que a economia brasileira tenha um 2023 forte é a manutenção de reformas estruturais da 💥️economia.
Em entrevista a jornalistas, Waldery disse que “elementos exógenos” como o 💥️coronavírus causam preocupação, e confirmou que a nova grade de parâmetros do 💥️Ministério da Economia preverá uma redução da projeção para o PIB para este ano & atualmente em 2,4%& para patamar “pouco acima de 2% ainda”.
Os novos números serão divulgados na próxima quarta-feira, conforme anunciado pelo secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, à Reuters nesta manhã.
Segundo Waldery, o 💥️governo irá especificar o quanto da revisão é decorrente do coronavírus. Ele afirmou que o Brasil não é imune ao impacto econômico da disseminação do Covid-19 pelo mundo.
Waldery disse ainda que, neste cenário, os cálculos do governo levarão em conta novas projeções para os preços de commodities, como o petróleo.
O governo também se debruça sobre o impacto em bens intermediários para a importação, além da própria mudança no perfil de demanda.
Por outro lado, Waldery pontuou que a atividade este ano deve se beneficiar de medidas mirando a maior presença do crédito livre na economia, como o saque aniversário do 💥️FGTS, que abrirá o caminho para um segmento de recebíveis “extremamente importante”, de 100 bilhões de reais em um ou dois anos.
Medidas tomadas pelo Banco Centrado ligadas a consignado também “vão implicar em efeito positivo sobre crédito”, afirmou ele, sem especificá-las.
No rol de iniciativas que podem alavancar o crédito, o secretário também citou medidas ligadas a mercado de capitais que “resolvem ou implementam novos tipos financeiros” e as novidades trazidas pela Medida Provisória do Agro, com potencial impacto para o PIB do setor.
O que você está lendo é [Reformas estruturais são primeiro componente para 2023 forte, diz Waldery].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments