Compras de commodities da China sobem com efeito adiado de vírus

Os números contribuíram para uma retração mais leve do que a temida das importações totais (Imagem: REUTERS/Enrique Marcarian)

As compras da 💥️China de matérias-primas aumentaram nos dois primeiros meses do ano, o que indica que os efeitos da epidemia de 💥️coronavírus na demanda ainda não haviam sido totalmente registrados pelos importadores.

Os números também sinalizam que os meses seguintes podem mostrar quedas significativas.

A maioria das 💥️commodities registrou aumentos de um dígito em relação ao ano anterior. As importações de 💥️carvão e de 💥️soja deram um salto.

Os números contribuíram para uma retração mais leve do que a temida das importações totais, embora a queda das exportações tenha sido pior do que o consenso, atingindo as vendas de aço e de alumínio em particular.

“Os dados da alfândega sempre mostram atraso em relação à economia real”, disse Zhu Yi, analista sênior da Bloomberg Intelligence. “Esses números não são totalmente impactados pelo surto do vírus na China e nos países exportadores.”

O maior importador do mundo costuma publicar dados da balança comercial de janeiro e fevereiro separadamente, mas este ano os meses foram combinados.

A medida alinha a administração alfandegária com o departamento de estatísticas, que divulga dados que tentam suavizar a volatilidade causada pela pausa do Ano Novo Lunar.

O coronavírus causou queda sem precedentes na atividade industrial da China no mês passado, quando trabalhadores ficaram em casa, centros de transporte foram paralisados e a demanda caiu. O impacto nas importações, no entanto, ainda não é significativo, de acordo com comunicado do site da administração alfandegária.

“O golpe para as importações foi comparativamente leve, provavelmente devido aos efeitos adiados, que acreditamos deixarão uma marca mais profunda nos próximos meses”, disse a Bloomberg Economics.

Importações agrícolas

As importações de soja subiram 14%, para 13,5 milhões de toneladas em relação ao ano anterior, apesar de uma base de comparação fraca.“A China aumentou as compras dos EUA e mais cargas estão a caminho”, disse Monica Tu, analista da Shanghai JC Intelligence.Embora esmagadoras tenham sido obrigadas a paralisar as atividades e a falta de mão de obra tenha dificultado as operações portuárias, as vendas de soja dos EUA foram beneficiadas por isenções de tarifas e pelo acordo comercial da fase um com Pequim.

Importação de metais

As compras de concentrado de cobre e minério caíram 1,2% em relação ao ano anterior, para 3,77 milhões de toneladas, pois fundidoras reduziram capacidade em resposta à queda da demanda.As importações de minério de ferro aumentaram 1,5%, para 180 milhões de toneladas, apesar de restrições no fornecimento marítimo devido ao clima instável na Austrália e Brasil, grandes produtores.

Exportação de metais e energia

As vendas de aço caíram 27% em relação ao ano anterior, para 7,81 milhões de toneladas, devido à paralisação dos transportes e menor demanda por produtos chineses devido às preocupações com o coronavírus.As exportações de alumínio diminuíram 25%, para 670 mil toneladas.As vendas de derivados de petróleo aumentaram 17%, para 10,75 milhões de toneladas.
O que você está lendo é [Compras de commodities da China sobem com efeito adiado de vírus].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...