Novo indicador global reflete estragos do vírus na economia
(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)
O impacto do surto de 💥️coronavírus na economia global é o mais forte desde a crise financeira ocorrida há mais de uma década, segundo o Instituto Econômico Suíço KOF.
O índice de atividade do instituto, baseado em um novo termômetro, caiu para o nível mais baixo desde 2009 neste mês. E talvez ainda venha coisa pior, já que o relatório nem leva em consideração a 💥️propagação do vírus fora da Ásia.
Com a piora da situação e mais governos obrigados a responder com medidas mais drásticas, como o bloqueio nacional na 💥️Itália, existe uma crescente preocupação de que o impacto econômico possa levar a recessões generalizadas.
Enquanto mercados financeiros precificam expectativas de desaceleração, estatísticas como desemprego ou PIB ainda não captaram a extensão do impacto na economia global resultante do surto de coronavírus.
O indicador KOF, compilado com a 💥️Fundação Getúlio Vargas, visa 💥️preencher essa lacuna com base em mais de 600 pontos de dados de todo o mundo.
Em apenas uma semana, os casos de vírus na Europa deram um salto, a Itália foi colocada em quarentena e companhias aéreas cancelaram milhares de voos.
A rápida crise econômica é refletida na queda de 14 pontos do indicador de condições atuais, uma baixa recorde de um mês com base em dados compilados desde 1991.
“Depois de indicar uma tendência de melhora nos dois primeiros meses deste ano, as perspectivas econômicas se deterioraram consideravelmente”, afirmou o KOF.
O que você está lendo é [Novo indicador global reflete estragos do vírus na economia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments