Aplicativo para votações remotas em Brasília está pronto e tem último teste nesta segunda
Para garantir a segurança, uma imagem do senador será capturada no momento em que ele apertar o botão, evitando que outra pessoa vote por ele (Imagem: Reuters/Adriano Machado)
Com o teste desta segunda-feira, a expectativa é que o dispositivo entre em operação na sessão deliberativa remota desta terça-feira (24), às 16h, quando o Senado votará a Medida Provisória (MP) 💥️899/2019, que inclui empresas optantes do Simples em um programa de acertos de dívidas com a União.
O voto foi declarado verbalmente, como acontecia no 💥️Congresso antes dos painéis eletrônicos. A medida foi tomada como uma precaução dos senadores, engajados em evitar a propagação da 💥️Covid-19.
A medida foi tomada como uma precaução dos senadores, engajados em evitar a propagação da covid-19 (Imagem: Reuters/Adriano Machado)
Para garantir a segurança, uma imagem do senador será capturada no momento em que ele apertar o botão, evitando que outra pessoa vote por ele. Um código de confirmação será, então, encaminhado por SMS.
— Na hora que o presidente abrir o debate, abrir para votação, cada senador poderá entrar no sistema e vai receber uma senha imediatamente para aquela votação, e quem não estiver com o celular ou computador poderá fazer via voz. Assim vamos ganhar tempo e continuar com a sessão aberta para debates — assinalou Weverton.
— Os testes seguem bem. O sistema é de fácil manuseio e qualquer senador poderá fazer a votação do seu computador ou celular como se estivesse no Plenário do Senado. É também um sistema seguro, com verificação em duas etapas, que permite só ao próprio senador registrar o voto — destacou.
💥️Resposta do Legislativo
O sistema também estará à disposição das comissões para a adoção das medidas necessárias no âmbito das comissões (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)
— A tecnologia ajudou o Senado a cumprir seu papel neste momento difícil da nação. O sistema, que já funcionou muito bem na sexta-feira, está sendo aperfeiçoado e vai contribuir na sessão remota para votar a MP 899. Vamos continuar cumprindo o nosso papel de forma segura e transparente, como de fato deve ser em uma democracia — apontou.
O senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que presidiu a primeira sessão remota, relatou que, apesar de alguns momentos de dificuldade técnica na reunião de sexta-feira, a avaliação geral do sistema é positiva. Segundo ele, o dispositivo poderá ser utilizado para votações urgentes nas comissões.
As sessões realizadas por meio do SDR serão virtuais e convocadas com antecedência de, no mínimo, 24 horas (Imagem: Reuters/Jorge Silva)
ATD 7/2020), o Sistema de Deliberação Remota (SDR) é uma solução tecnológica para viabilizar a discussão e a votação de matérias a ser usada exclusivamente em situações de guerra, convulsão social, calamidade pública, pandemia, colapso do sistema de transportes ou situações de força maior que impeçam ou inviabilizem a reunião presencial no edifício do Congresso ou em outro local físico.
A sessão será iniciada diretamente na ordem do dia, com a discussão da matéria pautada. Somente serão admitidos pronunciamentos referentes ao tema, pelo prazo improrrogável de cinco minutos.
O que você está lendo é [Aplicativo para votações remotas em Brasília está pronto e tem último teste nesta segunda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments