Vendas no varejo despencam 11,7% em março, maior queda já registrada pelo índice Cielo

Consumo Havaianas Coronavírus

O resultado de março foi o mais negativo apurado pelo ICVA desde a sua criação em janeiro de 2014 (Imagem: Reuters/Pilar Olivares)

As vendas no 💥️varejo brasileiro recuaram 11,7% em março ante o mesmo mês do ano passado, descontada a 💥️inflação, mostrou nesta sexta-feira o 💥️Índice Cielo do Varejo Ampliado (💥️ICVA), que acompanha as vendas de 1,6 milhão de varejistas credenciados à empresa de 💥️meios de pagamentos.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observada pelos varejista, a queda foi de 9,7%. Em fevereiro, o ICVA havia apurado alta de 5,2% nas vendas reais e aumento de 9,1% nas vendas nominais.

O resultado de março foi o mais negativo apurado pelo ICVA desde a sua criação em janeiro de 2014, disse a 💥️Cielo (💥️CIEL3).

A empresa acrescenta que o desempenho no mês passado ainda foi beneficiado pelo calendário, uma vez que em 2023 o Carnaval ocorreu em março, o que diminuiu a base de comparação. “Ao ajustar este efeito de calendário, a queda foi ainda maior: 12,5% pelo ICVA deflacionado e 10,5% em termos nominais”, afirmo.

“A queda foi resultado tanto da diminuição da demanda, já que os 💥️consumidores saíram menos às ruas, quanto da oferta, uma vez que muitos lojistas fecharam as portas, seja por iniciativa própria ou por determinação das autoridades governamentais”, afirmou o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto.

Ele acrescentou, em nota, que os segmentos de Turismo e Vestuário estão entre os mais prejudicados. Em compensação, os segmentos de artigos de primeira necessidade, como Supermercados e Farmácias, apresentaram crescimento das vendas, em especial nas primeiras semanas de março.

O que você está lendo é [Vendas no varejo despencam 11,7% em março, maior queda já registrada pelo índice Cielo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...