O Ibovespa está barato? Não quando você olha para esta métrica

Curto Prazo Longo Prazo Mercados

Quando olhamos para o múltiplo CAPE, o Ibovespa não parece barato (Imagem: Pixabay/geralt)

O 💥️Ibovespa (💥️IBOV) está barato? Responder a esta pergunta é uma das tarefas mais difíceis para qualquer analista ou investidor.

Sendo assim, uma solução é escolher, ao menos, alguma métrica e compará-la com outros mercados ou com o próprio histórico do índice.

O analista do 💥️Santander, Daniel Gewehr, escolheu avaliar o índice CAPE (Preço da ação sobre o lucro ajustado ao ciclo), que é uma ferramenta relevante para avaliar a avaliação em momentos extraordinários.

“Dada a baixa visibilidade em relação ao impacto total sobre os lucros corporativos este ano, já que ainda existem quarentenas em vários países para conter a disseminação do 💥️coronavírus, as métricas de longo prazo devem desempenhar um papel importante na avaliação da atratividade dos mercados”, aponta Gewehr em um relatório enviado a clientes e obtido pelo Money Times.

Segundo os seus cálculos, os mercados da América Latina negociam com o múltiplo CAPE que está 11% abaixo da média histórica, o que sugere retornos positivos se as ações convergirem para a média.

Ele explica que o Brasil tem o segundo menor índice CAPE entre os países da América Latina, em 12,5 vezes.

“Apesar de um valuation absoluto atraente, notamos que o Ibovespa está sendo negociado próximo à sua média histórica (um prêmio de 7%). Chile, Colômbia e México ainda estão testando mínimas de 10 anos”, conclui.

Ou seja, quando olhamos para o CAPE, o Ibovespa não parece barato.

O que você está lendo é [O Ibovespa está barato? Não quando você olha para esta métrica].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...