Brasileiro diretor-geral da OMC deve anunciar saída antecipada
O brasileiro Roberto Azevêdo, de 62 anos, assumiu o cargo de diretor-geral da OMC em 2013 (Imagem: Reuters/Denis Balibouse)
O chefe da 💥️Organização Mundial do Comércio anunciará sua saída nesta quinta-feira, mais de um ano antes do final de seu mandato, disseram fontes com base em Genebra, em uma decisão inesperada no momento em que o mecanismo da agência para resolver disputas está paralisado.
O brasileiro 💥️Roberto Azevêdo, de 62 anos, assumiu o cargo de diretor-geral da OMC em 2013 e está em seu segundo mandato, que deveria ser concluído no final de agosto de 2023.
Ele convocou uma reunião virtual para informar membros nacionais nesta quinta-feira à tarde sobre sua decisão de sair antes, disseram as fontes.
A saída dele acontece em um momento importante para o órgão de 25 anos, que viu seu papel na resolução de disputas ser afetado depois que seu Conselho de Apelação foi paralisado em dezembro por uma decisão dos 💥️Estados Unidos de bloquear a indicação de juízes.
Os chefes das delegações dos 164 membros da OMC foram convocados para a reunião especial marcada para as 11h (💥️horário de Brasília) para informá-los sobre “importantes questões administrativas da OMC”.
A OMC disse que fará um anúncio após a reunião, mas que não comentaria até lá.
A saída dele acontece em um momento importante para o órgão de 25 anos (Imagem: Reuters/Denis Balibouse)
A OMC, que tem o objetivo de determinar regras globais de comércio, não produziu nenhum grande acordo internacional desde que a abandonou a “Rodada de Doha” em 2015.
Seus membros estão negociando um acordo para reduzir subsídios à pesca buscando permitir uma retomada dos estoques de peixes, enquanto um grupo menor está discutindo um possível acordo sobre e-commerce. Entretanto, persistem importantes diferenças e os grupos estão longe de um consenso necessário para fechar ambos os acordos.
Alguns membros, destacadamente os EUA, 💥️Japão e 💥️União Europeia, pressionam por reformas mais fundamentais. Eles dizem que as regras comerciais globais precisam refletir novas realidades, como uma 💥️China mais forte, e lidar com problemas como subsídios estatais e transferências forçadas de tecnologia.
O que você está lendo é [Brasileiro diretor-geral da OMC deve anunciar saída antecipada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments