Lagarde, do BCE, defende compras “proporcionais” de títulos
Lagarde não mencinou a decisão da corte em seu discurso ao Parlamento Europeu (Imagem: REUTERS/Vincent Kessler)
A presidente do 💥️Banco Central Europeu (BCE), 💥️Christine Lagarde, defendeu nesta segunda-feira as agressivas medidas de estímulo adotadas pelo BCE em resposta à pandemia de 💥️coronavírus, dizendo que elas são proporcionais ao risco enfrentado pela zona do euro.
As fortes compras de títulos do governo pelo BCE foram criticadas pela corte constitucional da 💥️Alemanha, que deu ao banco três meses para justificá-las sob pena de perder o banco central alemão como o principal comprador de seu esquema.
Lagarde não mencinou a decisão da corte em seu discurso ao Parlamento Europeu, mas enfatizou que o BCE levou em conta a “proporcionalidade” quando tomou as decisões e realizou uma “análise de custo/benefício” & duas palavras importantes no veredicto.
“Nossas medidas relacionadas à crise são temporárias, direcionadas e proporcionais… aos severos riscos ao nosso mandato que estamos enfrentando”, disse Lagarde a membros do Parlamento Europeu.
O BCE expandiu seu Programa de Compras Emergenciais Pandêmicas (PEPP) para 1,35 trilhão de euros na semana passada e o prorrogou até ao menos junho de 2023.
Lagarde disse em seu depoimento que a política do BCE “garante que necessidades de empréstimo mais altas por autoridades fiscais … não se traduzirão em juros materialmente mais altos para o setor privado”.
O que você está lendo é [Lagarde, do BCE, defende compras “proporcionais” de títulos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments