Mesmo com quase 1,5 mês de isolamento, cogeração de energia cresceu no 1º quadrimestre
Geração de bioeletricidade pelas usinas cresce no 1º quadrimestre apoiada na alta da moagem de cana (Imagem: Site da UEG)
Entre o que as usinas do Centro-Sul produziram de energia para consumo próprio e o que foi exportado para o sistema elétrico daria para acender a luz de 1,6 milhão de residências de janeiro a abril. Essa cogeração, informada pela 💥️Unica, entidade que reúne os participantes do setor sucroenergético da macrorregião, cresceu 13%.
Apesar da queda do consumo com o isolamento, da última semana de março ao final de abril, a produção foi maior.
Os dados, se comparados com o mesmo quadrimestre de 2023, resultaram em 3.030 GWh, e o que foi negociado no mercado ajudou a poupar 2% da energia armazenada nas regiões Sudeste e Centro-Oeste na forma de água em reservatórios das hidrelétricas.
De acordo com informe da Unica, o desempenho deveu-se ao aumento da moagem no início de safra – apesar de oficialmente começar em 1º de abril, muitas unidades se anteciparam devido à falta de etanol -, quando, no acumulado até 1º de junho se chegou as 144,8 milhões de toneladas. Comparando com igual período do ciclo 18/19, o incremento foi de 12,29%, com a ajuda do clima.
Outro dado comparativo dos produtores de bioeletricidade é que a capacidade instalada no setor sucroenergético do Centro-Sul, de 11,709 MW, supera a da Usina de Belo Monte. E representa 7% da potência outorgada no Brasil e 76% entre todas as outras biomassas.
O que você está lendo é [Mesmo com quase 1,5 mês de isolamento, cogeração de energia cresceu no 1º quadrimestre].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments