Ao vivo: acompanhe a votação do novo marco legal do saneamento básico no Senado

O 💥️Senado analisa nesta quarta-feira (24) o novo marco legal do saneamento básico. O Projeto de Lei (PL) 4.162/2019 prorroga o prazo para o fim dos lixões e facilita a privatização de estatais do setor.

O relator da matéria é o senador 💥️Tasso Jereissati (PSDB-CE). Ele defende a aprovação do texto da forma como foi aprovado pelos deputados, em dezembro.

O PL 4.162/2019 extingue o modelo atual de contrato entre os 💥️municípios e as 💥️empresas estaduais de água e esgoto.

Senado

O novo marco transforma os contratos em vigor em concessões com a empresa privada que vier a assumir a estatal (Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Pelas regras em vigor, as companhias precisam obedecer critérios de prestação e tarifação, mas podem atuar sem concorrência.

O novo marco transforma os contratos em vigor em concessões com a empresa privada que vier a assumir a estatal. O texto também torna obrigatória a abertura de licitação, envolvendo empresas públicas e privadas.

Pelo projeto, os contratos que já estão em vigor serão mantidos e, até março de 2022, poderão ser prorrogados por 30 anos.

Os contratos também deverão se comprometer com metas de universalização a serem cumpridas até o fim de 2033: cobertura de 99% para o fornecimento de água potável e de 90% para coleta e tratamento de esgoto.

O que você está lendo é [Ao vivo: acompanhe a votação do novo marco legal do saneamento básico no Senado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...