Governador do Pará anuncia licença do secretário da Saúde, após operação da PF sobre compra de respiradores

“A sociedade exige transparência e respostas, e eu concordo com essas exigências”, disse o governador em vídeo publicado na rede social.

“O secretário assume com a tarefa de restabelecer a confiança do governo e de toda a sociedade paraense na gestão de algo tão fundamental para a gente, que é a saúde.”

Helder Barbalho

“A sociedade exige transparência e respostas, e eu concordo com essas exigências”, disse o governador em vídeo publicado na rede social (Imagem: Reprodução/Facebook)

O governador refere-se, no vídeo, a “episódios que precisam ser explicados” e diz que a depender de seu “esforço pessoal”, os “eventos serão esclarecidos”, citando inquéritos da Polícia Civil e sindicâncias abertos.

💥️Em 10 de junho, a PF deflagrou operação para cumprir 23 mandados de busca e apreensão e diversos Estados e teve o Palácio dos Despachos, sede do governo paraense, como um dos alvos. O relator do caso no Superior Tribunal de Justiça (💥️STJ), ministro Francisco Falcão, determinou o bloqueio de 25 milhões de reais de Barbalho e de outros envolvidos.

O inquérito apura a contratação, sem licitação, de empresa sem registro na 💥️Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fornecimento de 400 respiradores ao custo de 25 milhões de reais. A suspeita é que os equipamentos foram superfaturados.

Conass

Além de se licenciar da Secretaria de Saúde do Pará, Beltrame renunciou à presidência do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (💥️Conass).

“Informo que no dia de hoje pedi licença do cargo de secretário de Estado de Saúde do Pará e, por consequência, renuncio à presidência do Conass”, disse Beltrame em nota.

“Tomei esta decisão para poder cuidar de minha saúde e me dedicar à defesa do meu maior patrimônio: a minha honra e dignidade”, acrescentou.

Na nota, Beltrame lembra que fez vários apelos, em nome do Conass, para que o Ministério da Saúde assumisse a função de centralizar, comprar e distribuir equipamentos, insumos e medicamentos durante a pandemia.

Segundo ele, apesar de promessas feitas, os compromissos não foram cumpridos, o que lançou secretários, governadores e prefeitos “num cassino internacional, com mercado aviltado, preços exorbitantes, num verdadeiro leilão de bens para a saúde”.

“Nada fiz de errado. Não cometi nenhum desvio de conduta, neste momento ou em toda a minha vida pregressa”, disse.

Segundo o Conass, com a vacância do cargo, o vice-presidente do conselho e secretário de Estado da Saúde do 💥️Maranhão, Carlos Lula, assume interinamente a função.

O que você está lendo é [Governador do Pará anuncia licença do secretário da Saúde, após operação da PF sobre compra de respiradores].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...