RS vê recorde de venda antecipada de trigo para exportação; Fecoagro estima 850 mil t

Trigo

Este ano vamos produzir 3 milhões de toneladas de trigo e a indústria gaúcha só consome 2 milhões (Imagem: REUTERS/Ilya Naymushin)

Influenciados pelo efeito da valorização do 💥️dólar sobre os preços, produtores de trigo do 💥️Rio Grande do Sul alcançaram um patamar nunca antes visto em fixação de vendas antecipadas do cereal desta safra para o mercado 💥️internacional, disseram integrantes do setor à Reuters.

O 💥️Brasil, um importador líquido de 💥️trigo, exporta volumes do cereal todos os anos.

Mas chama a atenção o total já travado para vendas externas, de uma safra que acabou de ser plantada no Estado que, tradicionalmente, mais exporta.

Estima-se que cerca de 850 mil toneladas de trigo já estejam negociadas com tradings, disse o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (Fecoagro/RS), Paulo Pires. O cereal gaúcho representa mais de 70% dos embarques do país no setor.

Nesta época de 2023, a comercialização antecipada considerando que a colheita começa em meados de setembro estava em torno de 250 mil toneladas, afirmou a fonte de uma trading sob condição de anonimato.

E a expectativa é que as exportações do cereal alcancem 1 milhão de toneladas no ano comerial de 2023/21. “O patamar de 1 milhão já foi atingido em anos anteriores, mas este volume comercializado já em agosto é algo inédito”, disse a fonte.

Em uma perspectiva ainda mais otimista, o presidente da Fecoagro/RS aposta em 1,2 milhão de toneladas em 💥️exportações após a colheita desta safra, desde que o clima contribua para que a produção chegue a 3 milhões de toneladas.

“Este ano vamos produzir 3 milhões de toneladas de trigo e a indústria gaúcha só consome 2 milhões.

Mesmo quando nossa produção era menor, e estava na casa de 2,5 milhões de toneladas, já havia um excedente exportável”, explicou Pires.

Um dos poucos setores em que o Brasil não é autossuficiente, a cadeia do trigo é tradicional importadora da commodity para complementar a oferta local.

Neste ano, a Companhia Nacional de Abastecimento (💥️Conab) é mais cautelosa que os representantes do setor e espera pela colheita de 2,67 milhões de toneladas de trigo no segundo produtor do Brasil, com uma alta anual de 21%.

No Brasil, a produção deve crescer 32,5%, para 6,83 milhões de toneladas, com um impulso do Paraná, tradicionalmente o maior produtor brasileiro, estima a Conab.

Analistas do setor também projetam uma safra maior que o governo para o Brasil, de 7 milhões de toneladas.

Ainda assim, a Conab indica que o país precisará adquirir 6,7 milhões de toneladas no mercado internacional, majoritariamente na Argentina.

No entanto, Pires disse que o excedente exportável do Rio Grande do Sul se justifica pois parte da produção daquele Estado é de um trigo mais brando, ou “soft”, e com teor de proteína entre 12,5% e 13%, mais elevado do que o utilizado no mercado interno.

“Alguns compradores exigem esse teor elevado de proteína, uma característica que os gaúchos cumprem com certa facilidade. Lá fora, esse cereal é usado para ração ou para produção de pães que não exigem uma farinha tão branca”, explicou.

O presidente da Comissão de Trigo da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Hamilton Jardim, acrescentou que os principais compradores são países africanos, do Oriente Médio, e asiáticos, como a Malásia.

O analista da consultoria Safras & Mercado Jonathan Staudt disse que, em anos anteriores, a exportação de trigo estava mais atrelada à menor qualidade do cereal após a colheita.

“Mas em 2023, o fator determinante não foi a qualidade menor. Acredito que a questão cambial tenha tornado esse trigo bem mais atrativo para os vendedores e o dólar valorizado torna a commodity mais competitiva lá fora”, afirmou o especialista.

O presidente da Fecoagro ainda pontuou que algumas áreas gaúchas são mais quentes, um clima propício para este cultivo de nicho diferente do “trigo pão”.

“Fizemos uma parceria com a Embrapa para desenvolvimento de cultivares para exportação e temos até um programa de incentivo ao plantio para os produtores”, completou Pires.

O que você está lendo é [RS vê recorde de venda antecipada de trigo para exportação; Fecoagro estima 850 mil t].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...