BR-163 segue interditada por protesto de indígenas no Pará, diz polícia

Protesto dos indígenas Guarani Kaiowá em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília

Os indígenas reivindicam a renovação do Plano Básico Ambiental (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

A BR-163, importante rota de escoamento de grãos do 💥️Brasil, continuava interditada nesta terça-feira por protesto de indígenas kayapós na região de Novo Progresso (💥️Pará), disseram policiais da 5ª Delegacia da 💥️Polícia Rodoviária Federal de Santarém.

Equipes da PRF estavam em tratativas com os indígenas nesta manhã para liberar de forma pacífica a BR-163, após decisão judicial sobre reintegração de posse ter sido concedida em favor da União na segunda-feira. O bloqueio já dura mais de 24 horas.

O congestionamento de caminhões com 💥️grãos na BR-163 está “controlado”, disse um dos policiais por telefone, uma vez que transportadores estão evitando pegar a estrada.

Na segunda-feira pela manhã, quando começou o protesto, havia mais de três quilômetros de filas, principalmente de caminhões que rumavam para o porto fluvial de Miritituba, em Itaituba (PA), de onde barcaças levam grãos até os portos do Rio Amazonas para serem exportados.

Os indígenas reivindicam a renovação do Plano Básico Ambiental (PBA), pedem mais atenção para a saúde devido à pandemia de 💥️Covid-19 e se posicionam contra a construção da ferrovia Ferrogrão sem que eles sejam ouvidos, uma vez que o projeto prevê a construção dos trilhos perto de suas terras.

O que você está lendo é [BR-163 segue interditada por protesto de indígenas no Pará, diz polícia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...