Dólar amplia ganhos da véspera contra real mesmo após decisão da Câmara sobre veto presidencial
Às 9:11, o dólar avançava 0,79%, a 5,5977 reais na venda (Imagem: REUTERS/Rick Wilking)
O 💥️dólar apresentava alta contra o real nesta sexta-feira, chegando a superar os 5,61 reais, ampliando os ganhos registrados na véspera em meio a nervosismo sobre a saúde fiscal do💥️ Brasil mesmo depois que a Câmara dos Deputados manteve o veto presidencial que proíbe a concessão de reajuste a servidores públicos.
Depois de uma quinta-feira marcada por temores em relação aos grandes gastos provocados pelo combate ao 💥️coronavírus, a expectativa entre alguns analistas era de que o mercado se acalmaria após a decisão da Câmara, que evitou um impacto superior a 120 bilhões de reais nas contas públicas.
Mas,às 10:28, o dólar avançava 0,63%, a 5,5888 reais na venda. Na máxima do pregão, a divisa norte-americana foi a 5,6123 reais, alta de mais de 1%.
O dólar futuro negociado na B3 ganhava 0,49%, a 5,585 reais.
“Eu vejo que ainda há risco”, comentou à Reuters Denilson Alencastro, economista-chefe da Geral Asset. “O Orçamento para 2023 segue na pauta e vai continuar a influenciar na volatilidade do dólar contra o real.”
Segundo ele, a situação das contas públicas “não vai sair do radar porque há uma dúvida bem grande em relação a qual política fiscal vai ser adotada por parte do governo”.
De um lado, gastos maiores com a implementação do auxílio emergencial protegem a renda e melhoraram a avaliação do presidente💥️ Jair Bolsonaro, trazendo algum alívio político, mas, de outro, os mercados, alinhados ao ministro da Economia, 💥️Paulo Guedes, seguem pressionando pelo controle das torneiras de dinheiro.
Enquanto isso, no exterior, moedas emergentes pares do real apresentavam desempenho misto contra o dólar, que acelerava os ganhos em relação a uma cesta de moedas fortes.
O noticiário internacional estava atento à retórica comercial entre💥️ Estados Unidos e 💥️China, enquanto os investidores digeriam dados de 💥️PMI de grandes economias.
Na véspera, o dólar à vista registrou alta de 0,42%, a 5,554 reais na venda, maior patamar desde 22 de maio.
Neste pregão, o Banco Central realizará leilão de swap tradicional para rolagem de até 12 mil contratos com vencimento em março e julho de 2023.
A autarquia marcou presença no mercado de câmbio local na quinta-feira, fazendo sua maior venda de moeda à vista em quatro meses.
Alencastro comentou que “o Banco Central faz aquilo que é natural quando tem volatilidade muito grande da moeda internacional contra a nossa”, ressaltando que essa instabilidade na oscilação da moeda apresentada nos últimos meses acaba afetando custos e transações empresariais, o que uma hora passa para o consumidor.
💥️(Atualizada às 10h39)
O que você está lendo é [Dólar amplia ganhos da véspera contra real mesmo após decisão da Câmara sobre veto presidencial].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments