Vale vai armazenar energia em bateria em porto no RJ, vê redução de custo de 20%

A Vale prevê que os testes da locomotiva ocorram ainda neste semestre, em Vitória (ES)(REUTERS/Washington Alves)

A mineradora 💥️Vale (💥️VALE3) está instalando um sistema de armazenamento de energia em bateria no terminal de 💥️minério de ferro da Ilha Guaíba (TIG), no 💥️Rio de Janeiro, em projeto que visa reduzir em cerca de 20% o custo do porto com energia, informou a empresa nesta segunda-feira.

Segundo comunicado da Vale, o sistema Battery Energy Storage Systems (BESS, na sigla em inglês) tem capacidade para armazenar 10 megawatts-hora e vai substituir o fornecimento da rede elétrica da concessionária nos horários de pico de demanda, quando o custo tarifário é mais alto.

“O equipamento será carregado sempre que a demanda por energia do TIG estiver baixa, para, assim, poder substituir a rede da concessionária nos momentos em que essa demanda for mais alta”, afirmou a companhia.

O projeto é desenvolvido em parceria com Siemens e MicroPower Comerc (MPC) e possui baterias fabricadas pela Tesla, segundo a mineradora, que acrescentou que o projeto é um “passo importante” na estratégia de descarbonização da empresa.

“À medida que a Vale continua a descarbonizar suas operações, o uso de baterias se tornará uma parte cada vez mais importante na eletrificação da nossa frota de equipamentos”, disse em nota o diretor de Energia da Vale, Ricardo Mendes.

A empresa havia anunciado recentemente o desenvolvimento de uma locomotiva 100% elétrica, como parte do programa para ampliação de fontes limpas em sua matriz energética.

A Vale prevê que os testes da locomotiva ocorram ainda neste semestre, em Vitória (ES).

O que você está lendo é [Vale vai armazenar energia em bateria em porto no RJ, vê redução de custo de 20%].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...