Pazuello nomeia veterinário para dirigir Programa Nacional de Imunizações
Desde 2016 a cobertura vacinal no país não tem atingido as metas, nem mesmo nas vacinas infantis obrigatórias (Imagem: Unsplash/@cdc)
O ministro interino da Saúde, 💥️Eduardo Pazuello, nomeou um veterinário para comandar o Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do ministério, responsável por todo o programa nacional de 💥️vacinas do país.
Laurício Monteiro Cruz, nomeado na sexta-feira, é médico veterinário formado no Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste, em Goiás, e tem mestrado em prevenção e controle de doenças em animais pela Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília.
De acordo com seu currículo, disponível na 💥️Internet, estava lotado na Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde do Governo do 💥️Distrito Federal, especializado no controle de leishmaniose.
O departamento que será comandado por Cruz é o responsável pela organização do calendário de vacinas do país, as campanhas nacionais e a distribuição dos medicamentos aos Estados, assim como por acompanhar a cobertura vacinal.
Apesar do Programa Nacional de Imunizações brasileiro ser considerado referência mundial, desde 2016 a cobertura vacinal no país não tem atingido as metas, nem mesmo nas vacinas infantis obrigatórias.
Dados do próprio 💥️Ministério da Saúde apontam que nenhuma das 10 vacinas obrigatórias para menores de dois anos atingiram as metas de cobertura em 2023. Entre elas, a poliomielite, que teve cobertura de apenas 82,1% das crianças. Considerada oficialmente erradica no 💥️Brasil desde 1994, a doença ainda exige vacinação porque o vírus ainda circula pelo mundo.
Procurado para dar informações sobre a nomeação, o Ministério da Saúde não respondeu até a publicação da reportagem.
O que você está lendo é [Pazuello nomeia veterinário para dirigir Programa Nacional de Imunizações].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments