Davi Alcolumbre defende sessão do Congresso na quarta para definir desoneração da folha

“Há um sentimento da maioria do parlamento” para derrubar que prorroga, até o final de 2023, a desoneração da folha, diz Alcolumbre (Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O presidente do 💥️Senado, 💥️Davi Alcolumbre, afirmou nesta terça-feira (29) que deseja convocar sessão do 💥️Congresso Nacional, para esta quarta-feira (30), às 10 horas.

De acordo com ele, “há um sentimento da maioria do parlamento” para derrubar o 💥️Veto 26/2020 que prorroga, até o final de 2023, a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia que empregam mais de seis milhões de pessoas.

Davi informou que há intensa negociação do líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), com os demais líderes partidários para definição da pauta da sessão do Congresso e de como o tema da desoneração da folha de pagamento será tratado.

— O meu desejo é que a gente faça a sessão do Congresso amanhã. De fato há um sentimento da maioria do Parlamento, tanto da Câmara como do Senado, de derrubar o veto, mas isso a gente vai aferir na hora da votação, mas há esse sentimento da maioria dos parlamentares, e falo mais em nome do Senado porque converso com os senadores e todos estão com esse desejo por conta dos empregos e da possibilidade de ampliar a desoneração da folha — disse à 💥️Agência Senado.

Ainda conforme o presidente do Senado, o líder Eduardo Gomes, com aval da equipe econômica do governo, está estudando a viabilidade de se apresentar uma proposta que prorrogue a desoneração da folha de pagamento por mais um ano, ampliando, inclusive, a quantidade de setores da economia a serem beneficiados.

— Parece que tem uma proposta de prorrogar por mais um ano a questão da desoneração, então eles querem meio que conciliar essa proposta de prorrogar por mais um ano. O líder Eduardo Gomes está construindo isso acho que com o aval da equipe econômica. Não sei se será em troca da manutenção do veto ou se será um debate amplo dessas propostas que eles reuniram ontem [segunda-feira, 28 de setembro] — acrescentou.

Veto

A 💥️Lei 14.020, de 2023, criou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, por meio do qual o governo federal custeia parte da suspensão de contratos e da redução de jornadas de trabalhadores.

Por sugestão do ministro da 💥️Economia, 💥️Paulo Guedes, o presidente 💥️Jair Bolsonaro vetou dispositivo dessa lei que estendia por mais um ano a desoneração da folha de pagamento para vários setores.

Na ocasião, o governo afirmou que a prorrogação da desoneração gerará renúncia de receita sem cancelamento equivalente de despesa. O benefício está programado para terminar ao final deste ano. Davi chegou a convocar sessão do Congresso para analisar o dispositivo, mas por falta de acordo, a votação foi adiada.

O que você está lendo é [Davi Alcolumbre defende sessão do Congresso na quarta para definir desoneração da folha].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...