Empresa de análise Chainalysis alerta seus clientes sobre “alto risco” da corretora BitMEX

Autoridades americanas acusam a corretora de criptoativos BitMEX, sediada em Hong Kong, e seus fundadores de permitir negociações não registradas e por violarem diversas leis antilavagem de dinheiro (Imagem: Unsplash/@markusspiske)

💥️Chainalysis, influente 💥️empresa de análise 💥️cripto, rotulou a 💥️corretora de 💥️derivativos 💥️BitMEX como uma corretora de “alto risco”.

Nessa segunda-feira (5), Chainalysis entrou em contato com seus clientes — agências governamentais, bancos e corretoras — para aconselhá-las que irá considerar a BitMEX como uma “corretora de alto risco” a partir do próximo dia 13.

Aqueles que usam a ferramenta de monitoramento da corretora, chamada KYT, verá alertas para transferências de futuros e históricas no sistema.

A notícia vem após o Departamento de Justiça (💥️DoJ) e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (💥️CFTCdos 💥️EUA prestaram 💥️queixas contra a BitMEX e seus operadores/fundadores, incluindo o CEO 💥️Arthur Hayes, no dia 1º de outubro.

Os fundadores da corretora são acusados de operarem uma 💥️plataforma não registrada de negociação, bem como violar regras antilavagem de dinheiro (AML) e de “conheça seu cliente” (KYC).

💥️A saga BitMEX: autoridades americanas
acusam corretora de violar leis antilavagem de dinheiro

“Quaisquer transferências a partir de 1º de outubro devem ser consideradas de alto risco. Equipes de 💥️compliance também devem analisar transferências antigas, mas dado que essa mudança possa impulsionar alertas em milhares de transferências antigas, é razoável fazê-lo de forma gradual”, disse Chainalysis a seus clientes em um e-mail compartilhado com o 💥️The Block.

BitMEX se apresenta como uma plataforma de negociação ponto a ponto (P2P) de produtos relacionados a criptoativos  (Imagem: VCC Exchange)

Um porta-voz da Chainalysis disse que seus clientes podem estabelecer sua própria tolerância a risco, mas que, “como uma regra geral para a proteção de seu risco reputacional e outros riscos relacionados, consideramos uma entidade como alto risco se acusações criminais forem apresentadas contra a empresa ou seus fundadores/operadores/liderança”.

Enquanto isso, o rótulo pode afetar a intenção de instituições regulamentadas se exporem à BitMEX. 💥️David Mercer, diretor executivo do 💥️LMAX Group, que opera uma corretora cripto em Londres, acredita que a designação terá “um efeito dominó”.

Ele acrescenta: “não consigo imaginar qualquer grande instituição continuando a negociar lá”.

Um investidor anônimo em derivativos descreveu a designação como um “golpe mortal”.

De qualquer forma, a saída da polêmica corretora já parece estar acontecendo após as acusações do governo americano.

Dados da Arcane Research mostram que posições abertas no mercado de derivativos em 💥️bitcoin da BitMEX diminuíram 16% no dia 2 de outubro, um dia após a acusação da CFTC contra a empresa.

Um porta-voz da 💥️HDR Global Trading Limited, empresa-mãe da BitMEX, declarou que as acusações são “opressivas” e promete se defender contra as alegações do governo.

“Sabemos disso e estamos contatando a Chainalysis. Enquanto isso, são negócios comuns para a plataforma BitMEX. Todos os fundos estão seguros e saques estão sendo processados normalmente”, disse um porta-voz da BitMEX.

O que você está lendo é [Empresa de análise Chainalysis alerta seus clientes sobre “alto risco” da corretora BitMEX].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...