Economia global está em momento decisivo, diz veterano do G-20
Os comentários de Gurria soam o alarme para líderes mundiais antes da reunião do G-20 no sábado, em meio à preocupação de que a recuperação global possa ser prejudicada (Imagem: REUTERS/Marcos Brindicci.)
A economia global enfrenta um momento decisivo na pandemia de 💥️Covid-19, pois a capacidade dos governos de cobrir os crescentes custos se aproxima do limite, alertou o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Ángel Gurria, há 14 anos no comando da 💥️OCDE, com sede em Paris, disse que embora os governos estejam certos em abrir as torneiras de gastos neste ano para combater a pior recessão da história, muitos estão perto de ficar sem munição fiscal. Sem maiores esforços de coordenação, o próximo estágio da crise poderia ser uma fragmentação da economia global, com o aumento das lacunas entre países ricos e economias sem recursos.
Os comentários de Gurria soam o alarme para líderes mundiais antes da reunião do 💥️G-20 no sábado, em meio à preocupação de que a recuperação global possa ser prejudicada.
“No momento, realmente vemos as limitações de algumas das capacidades fiscais com as realidades econômicas”, disse Gurria em entrevista à Bloomberg. “Não veremos o estrago feito nos últimos meses & veremos nos próximos meses.”
Com planos de se aposentar no próximo ano, Gurria, de 70 anos, foi testemunha de muitas das discussões acirradas entre líderes e bancos centrais enquanto tentavam salvar a economia global de várias crises neste século. O surto de coronavírus é apenas o mais recente em uma série de turbulências, como os choques do crash financeiro global de 2008, a crise da dívida da zona do euro e até questões estruturais de longo prazo, como desigualdade e desemprego.
Refletindo sobre seu mandato na OCDE, Gurria diz que houve “altos e baixos” no êxito do G-20 em enfrentar os desafios. Embora o grupo às vezes tenha mostrado uma frente unida, também tem sido fonte de tensão em questões como política comercial, mudança climática e desvalorização cambial.
Outro problema para os líderes do G-20 agora é avaliar quanto precisará ser gasto na crise da Covid. Talvez tenha sido mais fácil em 2009, disse Gurria, pois os governos sabiam o que era necessário para resgatar uma montadora ou pagar credores de um banco falido.
“A grande diferença com a situação atual é que você não tem um custo conhecido, não tem um número finito”, disse Gurria, economista e ex-ministro das Finanças do México.
Essa ideia aterroriza governos, muitos dos quais acumularam dívidas recordes e já estudam maneiras de colocar as contas em ordem. Para outros, é muito cedo para iniciar esse processo e o foco deve permanecer no combate à crise.
O que você está lendo é [Economia global está em momento decisivo, diz veterano do G-20].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments