Plantio de soja 2023 mantém atraso no RS; colheita de trigo se aproxima do fim
Apesar do predomínio do tempo seco no Estado, a presença de chuvas em algumas regiões ajudou na retomada das atividades de plantio (Imagem: Reuters/Jorge Adorno)
O plantio de 💥️soja 2023/21 no 💥️Rio Grande do Sul avançou 12 pontos percentuais na última semana, com chuvas em algumas regiões contribuindo para a retomada das atividades, mas permanece atrasado frente à média histórica e à safra anterior diante de impactos da seca, disse a Emater-RS nesta quinta-feira.
Segundo informativo conjuntural semanal da entidade, o plantio da oleaginosa atingiu 47% da área prevista, ante 63% no mesmo momento da safra passada e 62% na média dos últimos anos para o período.
“Apesar do predomínio do tempo seco no Estado, a presença de chuvas em algumas regiões ajudou na retomada das atividades de plantio… além de contribuir para o desenvolvimento da cultura”, disse a Emater-RS.
Embora as chuvas tenham ajudado os trabalhos em regiões como as de Caxias do Sul e Soledade, há áreas de cultivo que seguem impactadas pela estiagem, como as regionais de Frederico Westphalen, Passo Fundo, Santa Maria e Santa Rosa, indicou o órgão ligado à Secretaria de Agricultura gaúcha.
As condições de seca também afetam o plantio da primeira safra de milho no Rio Grande do Sul, embora o ritmo dos trabalhos tenha ficado levemente à frente da média histórica na semana (82%), atingindo 83% da área prevista nesta semana —ante 85% em igual período da safra anterior.
“A sequência de dias de tempo seco na maioria das regiões do Estado tem retardado os plantios e afetado o desenvolvimento das plantas”, disse a Emater-RS sobre o cereal, acrescentando que há 1.227 comunicações de ocorrências de perdas para cobertura do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).
Por outro lado, a sequência de dias de tempo seco no Estado tem assegurado a implantação das lavouras de arroz, que já alcança 97% da área estimada, versus 78% no mesmo momento da safra anterior e 87% na média histórica.
Trigo
A colheita de 💥️trigo gaúcha está praticamente concluída, também favorecida pelo predomínio do tempo seco recente. Segundo a Emater-RS, os trabalhos já cobriram 98% da área plantada, em linha com a safra anterior e um pouco à frente da média histórica, de 96%.
O Estado é o segundo maior produtor do cereal no país, atrás apenas do Paraná.
Para a próxima semana (até 2 de dezembro), a Emater-RS prevê predomínio de tempo chuvoso em todo o Estado, com precipitações mais expressivas na região central, diante do avanço de um sistema de baixa pressão e da chegada de uma frente fria.
“Os totais de chuva mais significativos deverão oscilar entre 80 milímetros e 120 mm nas Missões, na Depressão Central e na Serra do Nordeste. Nas demais regiões do Estado, os valores deverão variar entre 40 mm e 70 mm”, afirmou.
O que você está lendo é [Plantio de soja 2023 mantém atraso no RS; colheita de trigo se aproxima do fim].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments