Governadores pedem plano de imunização a governo sem restrição a qualquer vacina
O presidente Jair Bolsonaro tem desmerecido publicamente a vacina CoronaVac, desenvolvida pela Sinovac (Imagem: Flickr/Alan Santos/PR)
Governadores pediram nesta terça-feira que o governo organize um plano de vacinação com um cronograma definido e sem restrição a qualquer das 💥️vacinas que recebam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (💥️Anvisa).
Segundo o governador do 💥️Piauí, Wellington Dias, que preside o grupo de governadores da Região Nordeste e participa de reunião com o ministro da Casa Civil, Braga Netto, e o ministro da Saúde, 💥️Eduardo Pazuello, o “ideal” é que todos os laboratórios possam produzir o imunizante para o Brasil.
“Não temos restrição a nenhuma vacina. A vacina está autorizada, segura, tem eficiência? Essa é a vacina boa para os brasileiros. Segundo, (queremos) um plano nacional de imunização, comprada com dinheiro do povo brasileiro para todo o Brasil. Terceiro, garantir um cronograma. O que entrega em dezembro, em janeiro, em fevereiro, em março?” disse Dias a repórteres antes do encontro.
“O ideal é se a gente tiver todos os laboratórios produzindo vacina para o Brasil para que possamos o mais rapidamente possível sair da crise”, afirmou o governador.
O presidente Jair Bolsonaro tem desmerecido publicamente a vacina 💥️CoronaVac, desenvolvida pela Sinovac, da China, país eleito como um dos inimigos preferenciais da base ideológica do presidente.
No 💥️Brasil, estudos da vacina são tocados pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo do Estado de São Paulo, comandado por João Doria, com quem Bolsonaro trava disputa política.
O presidente chegou a vetar acordo do 💥️Ministério da Saúde com o Butantan. Até o momento, o governo federal tem um acordo com a 💥️AstraZeneca para garantir o fornecimento de sua vacina, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford.
Na segunda-feira, O governo brasileiro avançou nas tratativas com a 💥️Pfizer na intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica em parceria com a BioNTtech contra a Covid-19, e um documento pode ser assinado ainda nesta semana.
A reunião com Pazuello e Netto conta com governadores como o do Pará, Helder Barbalho (MDB), do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Outros 12 chefes de Executivos estaduais participam via teleconferência.
“Estamos dispostos a trabalhar e a estar juntos”, disse Dias, defendendo que neste momento é necessário ter “união de todos” para colocar a vida em primeiro lugar.
“É possível sair da crise da pandemia e sair também da crise econômica”, disse o governador, defendendo que a vacinação possa começar em janeiro.
O que você está lendo é [Governadores pedem plano de imunização a governo sem restrição a qualquer vacina].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments