Ibovespa fecha acima de 118 mil pontos e se aproxima de marca histórica

Ibovespa Ações Mercados B3SA3

O volume financeiro no penúltimo pregão da semana somou 28,5 bilhões de reais (Imagem: B3/Divulgação)

O 💥️Ibovespa fechou em alta pelo terceiro pregão seguido nesta quinta-feira, embalado pelas perspectivas positivas relacionadas à vacinação contra o 💥️coronavírus e novos estímulos econômicos, chegando a superar os 119 mil pontos na máxima.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,46%, a 118.400,57 pontos, marcando 119.027,05 pontos na máxima, perdendo força no final após o enfraquecimento de ações de bancos.

O Ibovespa não superava os 119 mil pontos desde janeiro, mês que registrou suas máximas históricas & de 119.527,63 para o fechamento (dia 23) e de 119.593,10 no intradia (dia 24).

Desde as mínimas do ano em março, acumula ganho de mais de 90%, em boa parte apoiado em juros baixos e expressivos estímulos monetários e fiscais no mundo, e mais recentemente em prognósticos otimistas para vacinas contra o 💥️coronavírus.

Na visão do superintendente da mesa de operações da Necton, Marco Tulli, a cena fiscal no país e o quadro preocupante para a Covid-19 até abrem espaço para realização de lucros na B3.

“Mas a entrada de capital externo, que tem sido para mercados emergentes de modo geral, não apenas Brasil, não para, evitando uma queda e mantendo o Ibovespa a caminho dos 120 mil pontos”, acrescentou Tulli.

Após saldo positivo recorde em novembro, as compras de estrangeiros no mercado secundário de 💥️ações no Brasil superam as vendas em 9,66 bilhões de reais em dezembro até o 15, conforme os dados mais recentes disponibilizados pela B3.

Para estrategistas do BTG Pactual, o aumento do apetite por risco nos mercados globais pode ser a principal força motriz para as ações dos mercados emergentes em 2023, conforme relatório a clientes nesta quarta-feira.

Como suporte para a manutenção desse apetite, Carlos Sequeira e equipe citam perspectivas encorajadoras para a economia global, bem como vacinação a partir deste mês, juros em mínimas históricas e previsão de mais estímulos

“Embora o Ibovespa tenha se recuperado bem nos últimos meses e os valuations não sejam mais uma pechincha, vemos espaço para as ações brasileiras apresentarem um bom desempenho em 2023.”

O volume financeiro no penúltimo pregão da semana somou 28,5 bilhões de reais.

Destaques

💥️Vale (💥️VALE3) avançou 1,14%, na esteira de nova alta dos preços do minério de ferro na China, renovando recorde para o fechamento a 87,20 reais.

Reunião da empresa com o governo de Minas Gerais sobre compensações pelo desastre de Brumadinho (MG) terminou sem acordo.

No setor, 💥️Gerdau (💥️GGBR4) subiu 2,61% e 💥️CSN (💥️CSNA3) valorizou-se 3,7%.

💥️Usiminas (💥️USIM5) perdeu fôlego e caiu 0,8%. Após o fechamento, a empresa informou o retorno do alto-forno 2 da usina da Ipatinga, que terá capex de aproximadamente 67 milhões de reais.

💥️Weg (💥️WEGE3) subiu 3,37%, recuperando-se após ajuste negativo em novembro, insuficiente para tirar a fabricante de motores elétricos, tintas industriais do topo das maiores altas em 2023 no Ibovespa, com a valorização ao redor de 120%.

💥️Petrobras (💥️PETR3) valorizou-se 1,26%, esteira da elevação do petróleo, com o Brent fechando em alta de 0,82%, a 51,50 dólares por barril, o que ajudou também 💥️Petrorio (💥️PRIO3), que se apreciou 3,74%.

💥️Petrobras (💥️PETR4), por sua vez, enfraqueceu e terminou com acréscimo de apenas 0,18%.

💥️B2W (💥️BTOW3) perdeu 1,89%, com o setor de comércio eletrônico todo no vermelho.

💥️Magazine Luiza (💥️MGLU3) caiu 1,68% e 💥️Via Varejo (💥️VVAR3) recuou 0,76%. No ano, porém, esses papéis ainda contabilizam ganhos de 26,6%, 106,2% e 51,92%, respectivamente.

💥️Itaú Unibanco (💥️ITUB4) perdeu 0,13%, sucumbindo a movimentos de realização de lucros após subir mais de 1% no melhor momento do dia.

💥️Bradesco (💥️BBDC4) subiu 0,48%.

💥️Braskem (💥️BRKM5)  avançou 7,59%, em outro dia de recuperação, refletindo expectativas sobre a venda da fatia da Odebrecht na petroquímica.

Em 2023, a ação perde cerca de 19%, em meio a provisões bilionárias envolvendo evento geológico em Alagoas, e problemas na planta no México.

💥️Cosan(💥️CSAN3) subiu 4,59%, após aprovação da reorganização societária pretendida pelo grupo, envolvendo incorporação de sociedades sob controle comum, por meio da qual a Cosan Limited e Cosan Log serão incorporadas. Foi o terceiro pregão seguido com sinal positivo após um começo de mês ruim.

💥️Ultrapar (💥️UGPA3) caiu 2,58%, após acumular alta de 18% desde o começo do mês. Mais cedo na semana, o grupo comunicou que avalia alternativas estratégicas para seu negócios Oxiteno, que incluem potencial desinvestimento.

O que você está lendo é [Ibovespa fecha acima de 118 mil pontos e se aproxima de marca histórica].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...