Bolsa de Metais de Londres quer fechar icônico pregão
O pregão está fechado desde o primeiro lockdown da Covid-19 no Reino Unido em março (Imagem:REUTERS/Ralph Orlowski)
A Bolsa de Metais de Londres propõe fechar permanentemente o pregão viva-voz, pondo fim à prática centenária de definir os preços mundiais dos metais em uma arbitragem diária em meio à gritaria.
O icônico pregão conhecido como “Ring” é um dos últimos desse tipo no mundo, onde os negócios acontecem presencialmente, em um ritual diário caótico.
O pregão está fechado desde o primeiro lockdown da Covid-19 no Reino Unido em março, quando a Bolsa de Metais de Londres (LME, na sigla em inglês) migrou ao sistema eletrônico para definir os preços de referência mundiais de metais industriais, como cobre, alumínio e zinco.
Agora, a bolsa quer encerrar o pregão permanentemente, segundo comunicou aos membros na terça-feira ao definir uma série de medidas para impulsionar as negociações eletrônicas em seus mercados.
O fechamento do Ring encerraria 144 anos de história de negociação, o que seria um golpe para empresas que se especializaram em negociar nessa bolsa, bem como para corretores e outros profissionais cujos empregos dependem do ecossistema que cresceu em torno do pregão da LME.
Grande parte da negociação na LME já ocorre eletronicamente, mas, ao preservar o Ring, a bolsa resistiu parcialmente à acelerada transição para a digitalização e automação vista nos mercados financeiros mais amplos.
“Você não pode trabalhar na LME sem amar o Ring; tem sido uma grande parte de nossa história e de nossa cultura”, disse o CEO da LME, Matthew Chamberlain, em entrevista. “
É difícil nesse sentido, mas não podemos deixar que isso atrapalhe o que acreditamos ser o melhor para os próximos 140 anos.”
O relativamente tranquilo fechamento do Ring desde o surgimento da pandemia reacendeu o debate sobre se o pregão ainda teria alguma utilidade, minando o argumento de que era a única maneira de estabelecer preços para o complexo sistema de contratos da LME.
O plano de fechar o Ring acabaria com uma das instituições mais históricas da City of London em um momento de maior incerteza para o centro financeiro devido às consequências da saída do Reino Unido da União Europeia.
A proposta será analisada até 19 de março, e a LME planeja tomar uma decisão final antes do final do segundo trimestre. Também estuda mudanças significativas no custo de negociação em seu mercado de negociação por telefone e divulgações adicionais de conduta de mercado para usuários físicos, sendo que ambas as propostas podem ser questões polêmicas.
O que você está lendo é [Bolsa de Metais de Londres quer fechar icônico pregão].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments