Estoques zerados de soja limam quase 100% dos embarques este mês, mais uma dose de atraso na colheita
Soja guardada teve volume quase zerado depois das taxas recordes de exportações em 2023 (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)
A queda de quase 100% nos embarques de 💥️soja brasileira neste janeiro também é resultado direto das exportações extraordinárias em 2023. Não sobrou grão para ser mandado para os navios com a alta superior a 38% das vendas o ano passado, que beiraram 71 milhões de toneladas.
O atraso na colheita, depois do plantio mais tardio pela seca de setembro em diante, também tem parte nesta história, que resultou em envios na 💥️terceira semana de janeiro com 1,16 mil/t ao dia.
Em 2023, o País exportou, ainda de acordo com a Secex, 51,7 milhões/t, e ajudou a elevar a média diária de embarques do último janeiro a 63,5 mil/t, uma vez que os estoques estão melhores. “Neste mês não sobrou nada, foi tudo vendido”, avalia Vlamir Brandalizze, da Brnadalizze Consulting, para quem é normal, portanto, o encolhimento total dos embarques agora.
Adriano Gomes, da AgRural, consultoria que viu até agora apenas 0,7% da 💥️commodity colhida, acredita nesta soma de fatores, ou seja, volume menor da soja nova 20/21 saindo dos campos e quase zero de estoque de passagem.
Ele lembra também que o Mato Grosso, maio estado produtor, havia colhido, até quinta (21), 2,3% da área, contra a média de 11% nos últimos 5 anos. Isso teria reduzido, segundo o analista, 4 milhões/t da oferta da oleaginosa neste mês.
Só que esse volume também teria que ser repartido um pouco com o mercado interno.
O que você está lendo é [Estoques zerados de soja limam quase 100% dos embarques este mês, mais uma dose de atraso na colheita].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments