HSBC dobra aposta na China com novo escritório
Grande baía: banco quer crescer em região que China quer transformar em Vale do Silício da Ásia (Imagem: Reuters/Tyrone Siu)
O 💥️HSBC Holdings Plc estabelecerá um escritório para liderar sua estratégia numa área de rápido crescimento da 💥️China, a chamada Greater Bay Area, aumentando sua aposta na segunda maior economia do mundo.
Daniel Chan, atualmente chefe do banco de negócios do HSBC em 💥️Hong Kong, foi nomeado chefe da unidade, que supervisionará a estratégia para “capturar oportunidades” em Guangdong, Hong Kong e Macau, disse a instituição londrina em comunicado na segunda-feira.
A mudança vem após a líder de Hong Kong, Carrie Lam, ter endossado na semana anterior uma presença mais forte do HSBC na ex-colônia britânica, criticada por congelar as contas de ativistas e apoiar a abrangente lei de segurança nacional no centro financeiro.
O governo de Hong Kong adotou laços mais estreitos com a China desde que protestos atingiram a cidade em 2023, promovendo o conceito de Greater Bay Area que busca criar uma zona econômica regional ao estilo do Vale do Silício com as cidades continentais próximas de Guangzhou e Shenzhen.
Lucros concentrados
Juntas, Hong Kong e China representaram mais de 90% do lucro ajustado do HSBC nos primeiros nove meses de 2023, mas o continente ainda representa uma parte pequena.
Mesmo assim, instituição que começou em Hong Kong em 1865 para conectar a China ao mundo é um dos maiores investidores entre os bancos estrangeiros no continente, com uma rede de cerca de 170 pontos de venda em mais de 50 cidades e cerca de 8.000 funcionários. HSBC possui cerca de 19% das ações do Bank of Communications Co.
Durante uma apresentação em novembro em Hong Kong, a alta administração, incluindo o chefe do banco na China, Mark Wang, e o chefe da Asia Peter Wong, ressaltaram seu compromisso com a Greater Bay Area.
A China é a chave para os planos de recuperação do banco, que incluem a transferência de bilhões em capital para expansão na Ásia e cortes na Europa e nos EUA.
Chan se reportará a Diana Cesar, presidente-executivo do HSBC de Hong Kong, bem como para Wang.
O que você está lendo é [HSBC dobra aposta na China com novo escritório].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments