Fundos imobiliários podem ter aumento de mais de 2 milhões de investidores em 2023
De acordo com as previsões de analistas e gestores do mercado, neste ano, o número de investidores pode dobrar e ultrapassar a marca histórica de 2 milhões (Imagem: Divulgação/São Paulo Corporate)
Devido aos impactos causados pela pandemia de 💥️Covid-19, os 💥️Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) acabaram fechando 2023 com desempenho negativo e bastante prejuízo, mas tudo indica que o cenário pode virar em 2023.
De acordo com as previsões de analistas e gestores do mercado, neste ano, o número de investidores pode dobrar e ultrapassar a marca histórica de 2 milhões de pessoas físicas.
A previsão não é otimista somente quanto ao crescimento de investidores, mas também com os ✅dividend yields, o retorno com os dividendos pagos, que tendem a subir ao longo do ano.
O cenário também promete ser mais positivo nas áreas mais atingidas pela pandemia, como shoppings e lajes corporativas, com a possibilidade de recuperar preços a médio prazo das cotas de fundos especializados.
Ainda que a pandemia não tenha acabado e a vacinação esteja acontecendo em um ritmo bem lento, agora o mercado está mais preparado para lidar com esta situação, o que já garante um desempenho melhor que do ano passado.
Outro fator que indica o avanço são os números de 2023: o Índice de Fundos Imobiliários da 💥️B3 (Ifix) recuou 10,24%, mas, levando em conta a distribuição mensal de dividendos, o retorno médio dos componentes do indicador da B3 foi de 6,37%. Isso mostra que, apesar de ter fechado o ano no negativo, o potencial para crescer em 2023 ainda é grande.
Porém, na visão dos especialistas, tudo ainda é muito relativo. Houve uma queda muito grande em papéis como o 💥️BR Properties (💥️BRPR3) e o 💥️BR Malls (💥️BRML3), que caíram 30% e 45%, respectivamente.
Esse declínio foi consideravelmente maior que o do Ifix em si, então é esperado que o Índice de Fundos Imobiliários se recupere, mas tudo depende da recuperação dos shoppings e escritórios ao longo do ano.
Mesmo com os prejuízos da pandemia e a queda de quase 11%, o Ifix ainda apresentou números impressionantes em 2023. Além de ultrapassar a marca de 1 milhão de investidores, foram captados mais de R$ 40 bilhões ao longo do ano, mesmo com a paralisação dos mercados entre março e abril.
Em 2023, a marca foi de R$ 41,4 bilhões, então os números não ficaram muito distantes – tudo graças aos demais tipos de fundos de renda, como imóveis e💥️ seguros residenciais, hospitais, etc.
Se as previsões se concretizarem, o Ifix pode não só recuperar o prejuízo como elevar significativamente seus lucros em 2023.
O que você está lendo é [Fundos imobiliários podem ter aumento de mais de 2 milhões de investidores em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments