Petrobras convoca assembleia para confirmar Silva e Luna para 12 de abril
Oficial de ordens: Bolsonaro quer general Silva e Luna alinhado a nova política de preços para Petrobras (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A 💥️Petrobras (💥️PETR3; 💥️PETR4) convocou, para 12 de abril, a assembleia geral de acionistas que confirmará a substituição de 💥️Roberto Castello Branco pelo 💥️general Joaquim de Silva e Luna no comando da estatal.
O mandato da atual diretoria da Petrobras, incluindo Castello Branco, termina em 20 de março, e servirá de pretexto para a troca da cúpula, que entrou em choque com o presidente 💥️Jair Bolsonaro, 💥️devido à discordância sobre a política de reajustes de 💥️combustíveis.
Enquanto a companhia insistia em acompanhar a curva de preços do petróleo no mercado internacional, a fim de não subsidiar combustíveis, Bolsonaro defendia a contenção dos aumentos, a fim de atender às pressões dos caminhoneiros, um de seus redutos eleitorais.
Repercussões
O encontro também elegerá oito novos membros para o conselho de administração da Petrobras. No edital de convocação, a Petrobras informa que seu acionista controlador, a União, pretendia substituir apenas Castello Branco, e desejava que o conselho fosse reconduzido para mais um período de dois anos.
Contudo, a intervenção de Bolsonaro na estatal levou à renúncia de quatro dos 11 conselheiros: João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha Sobrinho. Outro revés é a decisão de Leonardo Pietro Antonelli de não integrar a chapa proposta pelo governo para o conselho.
💥️Veja o edital de convocação da Petrobras.
O que você está lendo é [Petrobras convoca assembleia para confirmar Silva e Luna para 12 de abril].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments