Investidores de títulos de emergentes buscam pistas do Fed

Federal Reserve

Os mercados precificam uma perspectiva mais positiva para o crescimento global, o que aumenta os custos de financiamento da Indonésia ao México (Imagem: REUTERS/Yuri Gripas)

Depois do pior começo de ano em mais de uma década, investidores de títulos de mercados emergentes buscam sinais do presidente do 💥️Federal Reserve, 💥️Jerome Powell, que aliviem os temores de retirada dos estímulos.

Os rendimentos dos títulos dos EUA já subiram 50 pontos-base desde o início de fevereiro. Os mercados precificam uma perspectiva mais positiva para o crescimento global, o que aumenta os custos de financiamento da Indonésia ao México.

Para operadores de países em desenvolvimento, isso traz à memória a turbulência em 2013, quando moedas e títulos caíram por cerca de seis semanas em meio à alta do dólar e dos juros nos EUA em resposta à indicação do Fed de que reduziria as compras de dívida. Por isso, investidores acompanham de perto a reunião desta semana.

Como resultado, a HSBC Global Asset Management e o Legal & General Group preferem dívida denominada em dólares de mercados emergentes. O HSBC busca refúgio em títulos soberanos de maior qualidade, como da Indonésia e do Peru.

O Legal & General tem posições neutras a underweight em duração & que mede a sensibilidade de um título às taxas de juros & desde o início do ano para evitar as oscilações dos rendimentos, de acordo com o gestor Uday Patnaik, em Londres.

“Desta vez, será especialmente importante que investidores adotem uma abordagem ativa na seleção de ações, títulos e moedas de mercados emergentes”, disse Morgan Harting, gestor da AllianceBernstein, em Nova York. “É improvável que o manual dos últimos cinco anos se mantenha no futuro.”

Títulos em moeda local de mercados emergentes foram atingidos pela volatilidade, tendo perdido quase 3% no ano até 12 de março, o pior começo desde pelo menos 2009, de acordo com os índices Bloomberg Barclays.

Há um ano, os mercados emergentes enfrentavam a onda vendedora causada pela pandemia que acabaria por enviar o índice de títulos ao nível mais baixo em 15 meses.

Ações

O fundo multiativos de mercados emergentes da AllianceBernstein, que superou 97% dos pares no ano passado, aumentou o peso em ações, que continuam a manter parte dos ganhos deste ano apesar da volatilidade do mercado de títulos. O fundo aposta em ações de bancos, de montadoras e de empresas de petróleo e gás, que se beneficiarão com o crescimento global, disse Harting.

O mercado de swaps mostra aproximadamente 70% de probabilidade de um aumento dos juros pelo Fed até dezembro de 2022, apesar das previsões de dezembro do banco central dos EUA sugerirem que as taxas permanecerão inalteradas até o fim de 2023.

“As pessoas querem que o Fed mande um sinal mais forte de que não permitirá que o aumento dos rendimentos saia do controle, de que atuará para impor ordem”, disse Eugenia Victorino, responsável de estratégia para a Ásia no SEB, em Cingapura. “Caso contrário, os mercados simplesmente continuarão com a venda de títulos e os emergentes enfrentarão mais problemas.”

O que você está lendo é [Investidores de títulos de emergentes buscam pistas do Fed].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...