Ibovespa avança em semana com Fed e Copom sob holofotes

Copom Banco Central

O volume negociado no pregão nesta sexta-feira somou 40,2 bilhões de reais (Imagem: Beto Nociti/Banco Central)

O 💥️Ibovespa (💥️IBOV) fechou em alta nesta sexta-feira, consolidando o desempenho positivo na semana, apoiado na sinalização “dovish” do banco central dos 💥️Estados Unidos na quarta-feira, mas também na trégua nos Treasuries nesta sessão.

💥️Apenas na quarta-feira, quando o banco central norte-americano repetiu a promessa de manter a meta de juros próxima de zero nos próximos anos, mesmo melhorando a projeção de crescimento econômico em 2023, o Ibovespa avançou mais de 2%, para a máxima em mais de um mês.

Uma política monetária “dovish” (expressão usada para caracterizar viés mais tolerante com a inflação a fim de estimular o crescimento econômico) pelo Fed tende a beneficiar fluxo para ativos de risco e mercados emergentes, como o Brasil.

💥️No dia seguinte, porém, conforme os rendimentos dos Treasuries voltaram a renovar máximas em um ano, o Ibovespa passou por correção negativa, afetado ainda pelo tombo no petróleo em meio a preocupações com a Covid-19 na Europa.

💥️Da cena brasileira, o destaque ficou para o Banco Central, que elevou a Selic a 2,75% ao ano, com alta de 0,75 ponto percentual, acima do esperado pela maioria no mercado. Além disso, sinalizou aperto da mesma magnitude em maio.

Gestores avaliaram que a decisão não muda o cenário benigno para as ações no longo prazo, mesmo considerando mais altas no horizonte. O movimento tende a atenuar temores com a aceleração recente na inflação & que vinham estressando a parte longa da curva futura de juros, com efeitos mais nocivos à bolsa.

A temporada de balanços teve uma agenda mais leve, porém não menos relevante, com os números de Notre Dame Intermédica, Hapvida, Yduqs, Cyrela, Eztec, Gol, Embraer, Light, e outras.

💥️A última semana também foi marcada por números recordes de mortes e casos de Covid-19 no Brasil, com vários Estados ampliando restrições e anunciando medidas para tentar reduzir o ritmo de contaminação e as lotações nos hospitais. Em Brasília, o governo anunciou a troca do ministro da Saúde.

Apesar do momento ainda complicado em relação à pandemia, a visão do sócio e economista-chefe da Riva Investimentos, Pedro Nunes, é de que olhando mais para a frente há um cenário em que a aceleração da vacinação pode, combinada com uma governabilidade maior no Congresso, trazer surpresas positivas.

Ele avaliou que, na frente doméstica, a decisão do Copom foi um alívio para os mercados. “Se apresentar um pouquinho mais de governabilidade e reformas, (a bolsa) pode surpreender.”

Nesta sexta-feira, o Ibovespa subiu 1,21%, a 116.221,58 pontos, acumulando alta de 1,8% na semana e ampliando o ganho em março a 5,62%. No ano, a queda agora é de 2,35%.

Maiores baixas do Ibovespa no dia

Maiores altas do Ibovespa no dia

O índice Small Caps avançou 2,48%, a 2.794,73 pontos, com elevação de 2,12% na semana e 4,46% no mês, reduzindo o declínio em 2023 para 0,98%.

O volume negociado no pregão nesta sexta-feira somou 40,2 bilhões de reais.

Destaques do Ibovespa do Acumulado do Mês:

💥️GPA (💥️PCAR3)  sobe 157,6%, após sofrer com ajustes na esteira da cisão do Assaí e respectiva estreia na B3 em 1 de março, com investidores precificando o potencial de crescimento marca.

A possibilidade de um re-IPO da unidade Cnova, após notícia de que o controlador Casino avalia essa alternativa, também é visto com potencial de gerar liquidez para o GPA.

O 💥️BB Investimentos, que tem recomendação de “compra” para as ações, vê um preço-alvo de 42,50 reais para a empresa (dos 28,31 reais no fechamento desta sexta-feira).

💥️Sulamerica (💥️SULA11) avança 19,74%, com forte alta nos últimos três pregões, ante perspectivas de elevação da Selic, o que tende beneficiar reservas ou provisões técnicas, recursos que as seguradora manter no balanço de modo a arcar com compromissos com segurados e costuma estar investido em títulos públicos.

Entre as seguradoras, 💥️Porto Seguro (💥️PSSA3) valoriza-se 11,86% e 💥️IRB Brasil re (💥️IRBR3) sobe 3%.

💥️Copel (💥️CPLE6) mostra elevação de 19,32%, em semana marcada pelo anúncio de forte alta do lucro do quarto trimestre, além da aprovação de 1,5 bilhão de reais em dividendos e JCP.

Mais cedo este mês houve a aprovação de reforma do estatuto, que pode resultar na venda de fatia do governo paranaense.

💥️B2W (💥️BTOW3) recua 23,91%, com sua controladora 💥️Lojas Americanas (💥️LAME4) perdendo 11,12%. Apesar da recepção positiva ao anúncio de estudo para fusão entre as companhias, números do quarto trimestre não animaram.

Entre as empresas com presença relevante no comércio eletrônico, 💥️Magazine Luiza (💥️MGLU3) recua 7,82% e 💥️Via Varejo (💥️VVAR3) sobe 2,44%.

💥️Yduqs (💥️YDUQ3) contabiliza perda de 8,7%, na esteira de resultado fraco no quarto trimestre, com prejuízo de 102,6 milhões de reais, ante lucro de 58,1 milhões em igual etapa de 2023.

O Ebitda caiu 50,8% e alavancagem medida pela relação dívida/Ebitda ajustado passou de 0,1 para 1,4 vez.

Veja o comportamento dos principais índices setoriais na B3 no acumulado do mês:

& Índice financeiro: +6,68%

& Índice de consumo: +3,13%

& Índice de Energia Elétrica: +6,09%

& Índice de materiais básicos: +4,90%

& Índice do setor industrial: +5,86%

& Índice imobiliário: +8,49%

& Índice de utilidade pública: +6,66%

O que você está lendo é [Ibovespa avança em semana com Fed e Copom sob holofotes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...