CNA apresenta estudo sobre o potencial de exportação do Brasil para a Coreia do Sul
Destaque para produtos como farelo de soja, milho, álcool etílico, soja em grãos e carne de frango in natura (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (💥️CNA) apresentou, nesta terça (27), o estudo “Brasil e Coreia do Sul: Complementariedade que merece amplo acordo”, em reunião da Comissão de Relações Internacionais do Instituto Pensar Agro (IPA).
O documento mostra o potencial de aumento nas 💥️exportações de ao menos 41 produtos 💥️agropecuários do Brasil para o país asiático, podendo o número de produtos com tal potencial chegar a 250.
Mas a entrada no 💥️mercado sul-coreano, na avaliação da CNA, será possível apenas com um amplo acordo.
“A 💥️Coreia do Sul é o primeiro país para a abertura da 💥️Ásia ao Brasil. Trabalhar com a Coreia é um passo significativo porque é um país com uma economia desenvolvida, de alto poder aquisitivo e grande importador de alimentos. Mais entidades precisam se engajar porque é uma discussão muito importante, por isso, contem com a CNA”, destacou a diretora de Relações Internacionais da Confederação, Lígia Dutra.
O assessor técnico da Diretoria de Relações Internacionais da CNA, Pedro Rodrigues, afirmou que a Coreia do Sul é a 7ª maior economia do leste da Ásia e Pacífico, em relação à renda per capita, e um mercado importante para novos produtos, com uma população de 51,7 milhões de habitantes.
“Não há dúvidas de que um acordo de livre 💥️comércio traga mais competitividade ao 💥️Brasil no mercado sul-coreano. Acordos como esse são importantes para o Brasil enquanto 💥️economia porque elevam o patamar do país nas cadeias globais de valor.”
Segundo o estudo, mais de 50% das exportações brasileiras com destino ao país fazem parte do acordo agrícola, com destaque para produtos como farelo de 💥️soja, 💥️milho, álcool etílico, soja em 💥️grãos e carne de 💥️frango in natura.
A Coreia do Sul tem hoje 15 acordos comerciais em vigor e um já negociado, porém ainda não em vigor com o 💥️Reino Unido.
Como encaminhamento, a Comissão de Relações Internacionais do IPA irá ampliar as discussões convidando outras entidades e órgãos do governo como o Ministério das Relações Exteriores (💥️MRE), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (💥️Mapa) e o 💥️Ministério da Economia para discutir o tema.
O que você está lendo é [CNA apresenta estudo sobre o potencial de exportação do Brasil para a Coreia do Sul].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments