Presidente do México mantém Congresso, mas perde prestígio, em eleições parlamentares

Andrés Manuel López Obrador

López Obrador ataca seus antecessores, que retrata como corruptos e presos a interesses corporativos que só fomentaram pobreza, desigualdade e violência (Imagem: Presidência do México/Divulgação via REUTERS)

O presidente do 💥️México, 💥️Andrés Manuel López Obrador, manteve o controle do 💥️Congresso nas 💥️eleições de meio de mandato no domingo, mas sofreu derrotas para uma oposição que tenta capitalizar o descontentamento com seu desempenho na 💥️economia e no combate ao crime, mostraram resultados iniciais.

Uma estimativa preliminar do Instituto Nacional Eleitoral (INE) mostrou a coalizão governista de López Obrador obtendo entre 265 e 292 das 500 cadeiras da câmara baixa, número aquém da maioria de dois terços que ele conseguiu na primeira metade de seu mandato.

O desfecho praticamente se alinhou às pesquisas de opinião, que apontaram uma corrida disputada nas últimas semanas, em que um acidente fatal no metrô da Cidade do México e acusações de que López Obrador interveio excessivamente na campanha minaram seu apelo.

López Obrador ataca seus antecessores, que retrata como corruptos e presos a interesses corporativos que só fomentaram pobreza, desigualdade e violência, mas mostra dificuldade para cumprir as promessas de combater a violência das gangues e fortalecer um crescimento anêmico.

“Precisamos de um governo que seja mais aberto ao que o empresariado está propondo”, disse Enrique Prendas, morador de 56 anos da 💥️Cidade do México que votou em López Obrador em 2018, mas desta vez optou pelo Partido de Ação Nacional (PAN) de centro-direita.

O Movimento de Regeneração Nacional (Morena) de López Obrador chegou à votação com 253 assentos da câmara baixa, mas obterá entre 190 e 203, segundo projeções do INE.

A nova câmara baixa tomará posse em setembro.

O Morena e seus aliado obtiveram 42,3% dos votos para a câmara baixa, de acordo com uma contagem preliminar de 58% das urnas. A principal aliança de oposição estava um pouco atrás com 40,7%.

A cifra individual do Morena estava bem à frente de seu rival mais próximo, o que lhe dá uma vantagem clara na conquista de assentos entre os 300 concedidos por um sistema de votação numérica, e não proporcional. As 200 vagas restantes da câmara são distribuídas por representação proporcional.

Para defender sua maioria, o Morena contará com votos do Partido do Trabalho e do Partido Verde, um agrupamento político que se mostra adepto da formação de alianças com quem quer que esteja no poder.

As perdas na câmara baixa devem restringir o espaço de manobra para López Obrador buscar mudanças constitucionais para fortalecer sua iniciativa de aumentar o controle estatal sobre o setor energético, entre outras prioridades.

O que você está lendo é [Presidente do México mantém Congresso, mas perde prestígio, em eleições parlamentares].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...