Ex-secretário de Saúde do estado do Amazonas depõe terça-feira na CPI da Pandemia

Marcellus Campelo

Em junho do ano passado, o governador amazonense já tinha sido alvo de uma operação por suspeita de fraude na compra de respiradores (Imagem: saude.am.gov.br)

A CPI da Pandemia tem reunião semipresencial agendada para a terça-feira (15), a partir das 9h, para ouvir o depoimento do ex-secretário de 💥️Saúde do estado do 💥️Amazonas Marcellus Campelo.

A saúde pública entrou em colapso no estado no início de 2023, com falta de leitos e de oxigênio medicinal nos hospitais que recebiam pacientes com 💥️covid-19.

Além disso, a 💥️Polícia Federal apura desvio de dinheiro do combate à pandemia, a partir de suposta organização criminosa no estado.

Os requerimentos que pediram a convocação de Marcellus Campelo foram apresentados pelos senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Marcos Rogério diz que o ex-secretário terá de “esclarecer os fatos no tocante ao colapso da saúde no estado do Amazonas no começo do ano”, ao enfrentamento da pandemia pelo governo federal e à fiscalização da aplicação de recursos federais por estados e municípios no combate à pandemia.

Para Alessandro Vieira, o depoente terá que esclarecer “todas as circunstâncias relativas ao colapso da saúde na capital amazonense no início do ano, especialmente com relação à falta de oxigênio e à atuação dos gestores públicos para a resolução da crise”.

💥️Hospital de campanha

A Polícia Federal investiga também se o governo do estado do Amazonas favoreceu empresários locais na construção de um hospital de campanha em 💥️Manaus.

Os agentes fizeram buscas na casa do governador Wilson Lima, na sede do governo, na Secretaria de Saúde e na residência do então secretário Marcellus Campelo, que chegou a ser preso.

Em junho do ano passado, o governador amazonense já tinha sido alvo de uma operação por suspeita de fraude na compra de respiradores.

A CPI da Pandemia já aprovou a quebra de sigilos telefônico e telemático de Marcellus Campelo.

O governador do Amazonas conseguiu escapar de depor à comissão em virtude de decisão do 💥️Supremo Tribunal Federal (STF), da qual a CPI vai recorrer.

O presidente da CPI da Pandemia é o senador Omar Aziz (PSD-AM), tendo 💥️Randolfe Rodrigues (Rede-AP) a vice-presidência.

💥️Renan Calheiros (MDB-AL) é o relator. No total, são 11 senadores titulares e 7 suplentes.

O que você está lendo é [Ex-secretário de Saúde do estado do Amazonas depõe terça-feira na CPI da Pandemia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...