Ante risco de apagão, eletricidade adicional das usinas de cana entra em consulta pública

Usina hidrelétrica Canoas I, da Rio Paranapanema Energia

Queda na capacidade de gerar energia pelas hidrelétricas com pouca água, cogeração de bioamassa se apresenta para suprir mercado (Imagem: Divulgação/ Rio Paranapanema)

O setor sucroenergético recentemente propôs ao governo que pode entregar mais 1.240 GWH (gigawatts-hora) adicionais para suprir o sistema elétrico nacional ante o perigoso déficit hídrico nos próximos meses. Energia cogerada nas indústrias de açúcar e álcool.

E o Ministério de Minas e Energia (MME) resolveu abrir consulta pública para definir as diretrizes a respeito desse aumento de oferta, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça (22). O acolhimento das sugestões dos agentes vai até 29 deste mês,

A Unica, que representa as indústrias do Centro-Sul, e a Cogen, que agrega as cogeradoras da energia comemoram o que se entende por “quebra de paradigma a permissão para a comercialização acima do planejado, pois será uma forma de o setor sucronenergético ampliar mais o suprimento de eletricidade”, explica Zilmar Souza, gerente da área na Unica.

A cogeração é importante para as usinas, como fonte de receita extra além do mix tradicional, quando exportada para o sistema elétrico nacional, como também um fator de menor custo operacional com o uso de mais energia própria.

O que você está lendo é [Ante risco de apagão, eletricidade adicional das usinas de cana entra em consulta pública].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...