Instituições religiosas enviam carta a bispos com sugestões para a mudança 24
Mais de duzentas entidades e pessoas ligadas à igreja católica subscreveram uma carta dirigida aos bispos portugueses a pedir que tomem medidas imediatas de apoio às vítimas de abusos sexuais.
"Criar de imediato modos de viabilizar apoio e ajuda psicológica, psiquiátrica e espiritual às vítimas de abusos sexuais que o pretendam; instituir um momento solene e coletivo para pedir-lhes perdão; e criar uma nova comissão independente que prossiga o trabalho da anterior, recebendo denúncias e acompanhando casos", pode ler-se na “Carta aos bispos da Igreja em Portugal, sobre as mudanças que todos necessitamos de fazer”, que o 7Margens teve acesso e que antecede a assembleia extraordinária, marcada para esta sexta-feira, em Fátima.
A reunião em Fátima tem como objetivo refletir sobre o relatório divulgado em fevereiro pela Comissão Independente (CI) e espera-se que os bispos tomem ações concretas.
Os signatários da carta, que reúne várias instituições religiosas, propõem que a rede de comissões diocesanas relativas aos abusos se concentrem na "prevenção primária e na formação" e que os "bispos encobridores" de casos se "retirem de funções". Devem, igualmente, ser tomadas medidas relativas a "todos os abusadores que estejam atualmente ao serviço da igreja", lê-se ainda na carta.
Amanhã, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reúne-se em Fátima, em assembleia extraordinária para avaliar o relatório divulgado pela CI.
De acordo com informação a que o 7Margens teve acesso, o coordenador da CI, Pedro Strecht, fará a entrega da "lista nominal, por dioceses, dos alegados abusadores referenciados pelas vítimas".
A lista foi elaborada a partir dos dados obtidos pelo trabalho da Comissão e os dados recolhidos pelo Grupo de Investigação Histórica, que trabalhou nos arquivos das dioceses e congregações religiosas no último ano.
O que você está lendo é [Instituições religiosas enviam carta a bispos com sugestões para a mudança 24].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments